Pesquisa Exame/Ideia com eleitores do Rio Grande do Sul divulgada nesta quinta-feira (16) mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa do primeiro turno da eleição no estado.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados a quem participa da pesquisa, Bolsonaro somou 39% das intenções de votos do gaúchos, enquanto que Lula somou 30%, de acordo com a pesquisa.
Na terceira colocação entre os gaúchos fiou Ciro Gomes (PDT) com 9%. A quarta colocação ficou com a senadora Simone Tebet (MDB) com 4%. Os demais pré-candidatos a presidente somaram juntos pouco mais de 4%.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Bolsonaro também ficou à frente de Lula. Veja abaixo:
Pesquisa estimulada
- Jair Bolsonaro (PL): 39%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 30%
- Ciro Gomes (PDT): 9%
- Simone Tebet (MDB): 4%
- Luiz Felipe d'Ávila (Novo): 2%
- Sofia Manzano (PCB): 1%
- Vera Lúcia (PSTU): 1%
- Pablo Marçal (Pros): 0,3%
- André Janones (Avante): 0,2%
- Luciano Bivar (União Brasil): 0,1%
- Nulo/branco/nenhum: 6%
- Não sabe: 9%
Pesquisa espontânea
- Jair Bolsonaro (PL): 31%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 24%
- Ciro Gomes (PDT): 5%
- Simone Tebet (MDB): 3%
- Luiz Felipe d'Avila (Novo): 2%
- João Dória (PSDB): 1%
- Sofia Manzano (PCB): 0,1%
- André Janones (Avante): 0,1%
- Nulo/branco/nenhum: 9%
- Não sabe/não respondeu: 26%
Metodologia da pesquisa
O instituto Ideia entrevistou, por telefone, 1.000 eleitores do Rio Grande do Sul entre os dias 10 e 15 de junho. O levantamento foi contratado pela revista Exame e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-07314/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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