Pesquisa Metrópoles/Ideia, divulgada nesta quarta-feira (18), mostra Ibaneis Rocha (MDB) na liderança da corrida eleitoral pelo governo do Distrito Federal. O atual governador, que deve tentar a reeleição em outubro, estava com 30% das intenções de voto. Em segundo estava o senador José Antônio Reguffe (União Brasil), com 10,6%.
A deputada Flavia Arruda (PL), aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL), marcou 8,5%. Ao se considerar a margem de erro de três pontos percentuais, ela estava tecnicamente empatada com Reguffe. A tendência, porém, é que Flavia concorra a uma vaga no Senado em outubro. Veja a seguir o resultado de todos os nomes testados nesta pesquisa.
Cenário de 1° turno
- Ibaneis Rocha (MDB) - 30%
- José Antônio Reguffe (União Brasil) - 10,6%
- Flávia Arruda (PL) - 8,5%
- Rafael Parente (PSB) - 6%
- Leila do Vôlei (PDT) - 6%
- Izalci Lucas (PSDB) - 5,4%
- Leandro Grass (PV) - 2,9%
- Keka Bagno (Psol) - 1,3%
- Geraldo Magela (PT) - 1,3%
- Rosilene Corrêa (PT) - 1,1%
- Lucas Salles (DC) - 0,2%
- João Vicente Goulart (PCdoB) - 0,2%
- Branco/nulo - 7,4%
- Não sabe - 19,3%
Metodologia da pesquisa
O instituto Ideia, contratado pelo site de notícias Metrópoles, entrevistou por telefone 1.200 eleitores do Distrito Federal entre os dias 11 e 16 de maio. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo DF-09593/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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