Levantamento da IRG Pesquisa com eleitores do Paraná, divulgado nesta quinta-feira (19), mostrou o governador Ratinho Junior (PSD) com 52,8% das intenções de voto na disputa pelo Palácio Iguaçu. O ex-governador Roberto Requião (PT) estava com 20,2%. Em terceiro aparecia o senador Flavio Arns (Podemos), com 7,2%.
Na corrida pela única cadeira do estado no Senado em disputa nas eleições de 2022, o senador Alvaro Dias (Podemos) aparecia na dianteira, com 45% das intenções de voto. Doutor Rosinha (PT), estava em segundo, com 9,5%.
Veja a seguir o resultado completo para as sondagem do primeiro turno da disputa para o governo do Paraná e para o Senado.
Pesquisa eleitoral para o governo do Paraná: 1º turno
Cenário 1
- Ratinho Junior (PSD) - 52,8%
- Roberto Requião (PT) - 20,2%
- Flavio Arns (Podemos) - 7,2%
- César Silvestre Filho (PSDB) - 2,7%
- Professora Ângela Machado (Psol) - 1,7%
- Nenhum - 11,3%
- Não sabe/não respondeu - 4,2%
Cenário 2 - sem Arns
- Ratinho Junior (PSD) - 55,3%
- Roberto Requião (PT) - 21%
- César Silvestre Filho (PSDB) - 3,2%
- Professora Ângela Machado (Psol) - 2,3%
- Nenhum - 13,6%
- Não sabe/não respondeu - 4,6%
Pesquisa eleitoral para o Senado no Paraná
- Álvaro Dias (Podemos) - 45%
- Doutor Rosinha (PT) - 9,5%
- Paulo Martins (PL) - 7,1%
- Guto Silva (PP) - 4,5%
- Orlando Pessuti (MDB) - 4,3%
- Aline Sleutjes (Pros) - 2,7%
- Elton Braz (PCdoB) - 0,7%
- Desiree Salgado (PDT) - 0,7%
- Nenhum - 17,9%
- Não sabe/não respondeu - 7,6%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. A IRG Pesquisa realizou 1.500 entrevistas por telefone com eleitores no estado do Paraná entre 14 e 17 de maio. A amostra foi estratificada em cotas de sexo, faixa etária, grau de escolaridade e renda. A pesquisa foi feita com recursos próprios e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo PR-08031/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais?
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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