Pesquisa eleitoral RealTime Big Data para o governo do Espírito Santo, divulgada nesta quarta-feira (28), traz o atual governador e candidato à reeleição Renato Casagrande (PSB) em primeiro lugar, com 46% das intenções de voto. O ex-deputado federal Carlos Manato (PL) vem em seguida, com 26%. Votos brancos e nulos somam 6%, enquanto eleitores indecisos e que não responderam representam 7%.
O RealTime Big Data também apurou a preferência dos eleitores do Espírito Santo para a única vaga em disputa ao Senado. A senadora Rose de Freitas (MDB) e o ex-senador Magno Malta (PL) estão empatados com 32% das intenções de voto cada. Na terceira posição aparece o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa (Ales) Erick Musso (Republicanos), que somou 8%.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos. Veja o resultado completo do levantamento abaixo:
Intenção de voto para o governo do Espírito Santo
Primeiro turno: estimulada
- Renato Casagrande (PSB) – 46%
- Carlos Manato (PL) – 26%
- Audifax Barcelos (Rede) – 7%
- Guerino Zanon (PSD) – 6%
- Capitão Vinicius Sousa (PSTU) - 1%
- Aridelmo Teixeira (Novo) - 1%
- Claudio Paiva (PRTB) - 0%
- Branco/nulo – 6%
- Não sabe/não respondeu – 7%
Intenção de voto para o Senado no Espírito Santo
Estimulada
- Rose de Freitas (MDB) – 32%
- Magno Malta (PL) – 32%
- Erick Musso (Republicanos) – 8%
- Coronel Lugato (DC) – 1%
- Gilberto Campos Coletiva (Psol) - 1%
- Antônio Bungenstab (PRTB) - 1%
- Nelson Júnior (Avante) - 1%
- Idalécio Carone (Agir) - 0%
- Filipe Skiter (PSTU) - 0%
- Branco/nulo – 11%
- Não sabe/não respondeu – 13%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa contratada pela TV Record e realizada pela RealTime Big Data entrevistou 1 mil pessoas entre os dias 26 e 27 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Está registrada na Justiça Eleitoral com o número ES-06614/2022.
Porque a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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