Pesquisa eleitoral divulgada pela Real Time Big Data nesta quinta-feira (21), apontou o atual governador do Paraná e candidato à reeleição, Ratinho Jr (PSD), à frente do levantamento, com 43% das intenções de voto.
Na sequência aparecem o ex-governador Roberto Requião (PT), com 16% das intenções de voto, e o senador Flávio Arns (Podemos), com 6%. Votos brancos e nulos somaram 14%, enquanto indecisos corresponderam a 18% dos entrevistados.
Intenção de voto para o governo do Paraná
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Ratinho Jr (PSD) - 43%
- Roberto Requião (PT) - 16%
- Flávio Arns (Podemos) - 6%
- Cesar Silvestri Filho (PSDB) - 2%
- Ângela Machado (Psol) - 1%
- Solange Ferreira Bueno (PMN) - 0%
- Zé Boni (Agir 36) - 0%
- Brancos e nulos - 14%
- Não sabem ou não responderam - 18%
Primeiro turno: espontânea (quando os entrevistados não recebem lista de candidatos para responder)
- Ratinho Jr (PSD) - 21%
- Roberto Requião (PT) - 7%
- Flávio Arns (Podemos) - 1%
- Outros - 3%
- Brancos e nulos - 19%
- Não sabem ou não responderam - 49%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral encomendada pela Record TV para a Real Time Big Data entrevistou 1,5 mil pessoas presencialmente, entre os dias 19 e 20 de julho. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número PR-06745/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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