Pesquisa eleitoral divulgada pela Real Time Big Data nesta terça-feira (26), apontou empate técnico entre o atual governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) e o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) empatados na liderança da pesquisa.
Com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Lima e Mendes empatados com 28% das intenções de voto. Na sequência aparece o senador Eduardo Braga (MDB), com 17%.
O Real Time Big Data ainda simulou a disputa por uma vaga no Senado Federal com os eleitores amazonenses. O ex-senador Arthur Virgílio Neto (PSDB) lidera o levantamento, com 24% das intenções de voto, seguido pelo senador Omar Aziz (PSD), com 19%, e por Coronel Menezes (PL), com 16%.
Intenção de voto para o governo do Amazonas
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Wilson Lima (União Brasil) - 28%
- Amazonino Mendes (Cidadania) - 28%
- Eduardo Braga (MDB) - 17%
- Ricardo Nicolau (SD) - 5%
- Henrique Oliveira (Podemos) - 3%
- Carol Braz (PDT) - 2%
- Marcelo Amil (Psol) - 1%
- Brancos e nulos - 9%
- Não sabem ou não responderam - 7%
Intenção de voto para o Senado no Amazonas
Estimulada
- Arthur Virgílio Neto (PSDB) - 24%
- Omar Aziz (PSD) - 19%
- Coronel Menezes (PL) - 16%
- Luiz Castro (PDT) - 10%
- Chico Preto (Avante) - 6%
- Brancos e nulos - 14%
- Não sabem ou não responderam - 11%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral encomendada pelos Record TV para a Real Time Big Data entrevistou 1,5 mil pessoas por telefone, entre os dias 23 e 25 de julho. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número AM-02872/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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