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Pesquisas eleitorais no Espírito Santo
| Foto: Gazeta do Povo

Pesquisa eleitoral divulgada pela RealTime Big Data nesta sexta-feira (26) sobre a disputa pelo governo do Espírito Santo traz o atual governador Renato Casagrande (PSB) em primeiro lugar com 49% das intenções de voto.

Na sequência aparecem o deputado federal Carlos Manato (PL) com 21%, o prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PSD), com 6% e o economista Audifax Barcelos (Rede) com 4%.

O Real Time Big Data também avaliou com os eleitores capixabas a intenção voto para a única vaga ao Senado em disputa. O ex-senador Magno Malta (PL) lidera o levantamento com 33%, seguido pela senadora Rose de Oliveira (MDB) com 20%.

Intenção de voto para o governo do Espírito Santo

Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)

  • Renato Casagrande (PSB) – 49%
  • Carlos Manato (PL) – 21%
  • Guerino Zanon (PSD) – 6%
  • Audifax Barcelos (Rede) – 4%
  • Aridelmo Teixeira (Novo) - 2%
  • Capitão Vinicius Sousa (PSTU) - 2%
  • Claudio Paiva (PRTB) - 0%
  • Branco/nulo – 6%
  • Não sabe/não respondeu – 10%

Intenção de voto para o Senado no Espírito Santo

Estimulada

  • Magno Malta (PL) – 33%
  • Rose de Freitas (MDB) – 20%
  • Erick Musso (Republicanos) – 4%
  • Coronel Lugato (DC) – 2%
  • Gilberto Campos Coletiva (Psol) - 2%
  • Idalécio Carone (Agir) - 1%
  • Nelson Junior (Avante) - 1%
  • Filipe Skiter (PSTU) - 1%
  • Antonio Bungenstab (PRTB) - 0%
  • Branco/nulo – 14%
  • Não sabe/não respondeu – 23%

Metodologia da pesquisa RealTime Big Data

A pesquisa eleitoral encomendada pela Record TV para a RealTime Big Data entrevistou 1,5 mil pessoas, entre os dias 23 e 24 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) sob o número ES-09325/2022

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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