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Pesquisas eleitorais no Mato Grosso
| Foto: Gazeta do Povo

Pesquisa eleitoral divulgada pela RealTime Big Data nesta quinta-feira (22), apontou o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), à frente com 62% das intenções de voto.

Na sequência aparecem Marcia Pinheiro (PV) com 17% e Pastor Marcos Ritela (PTB) com 5%. Votos brancos e nulos somaram 8%, enquanto os eleitores indecisos ou que não responderam marcaram 7%.

A RealTime Big Data avaliou também a disputa para uma das vagas ao Senado Federal no Mato Grosso. O senador Wellington Fagundes lidera o levantamento com 43% dos votos, seguido pelo deputado federal Neri Geller (PP) com 15%.

Intenção de voto para o governo do Mato Grosso

Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)

  • Mauro Mendes (União Brasil) - 62%
  • Marcia Pinheiro (PV) - 17%
  • Pastor Marcos Ritela (PTB) - 5%
  • Moisés Franz (Psol) - 1%
  • Brancos/Nulos - 8%
  • Não Souberam/Não Responderam: 7%

Intenção de voto para o Senado no Mato Grosso

  • Wellington Fagundes (PL) - 43%
  • Neri Geller (PP) - 15%
  • Antônio Galvan (PTB) - 4%
  • Kássio Coelho (Patriota) - 3%
  • José Roberto (Psol) - 3%
  • Jorge Yanai (DC) - 2%
  • Feliciano Azuaga (Novo) - 2%
  • Brancos/Nulos - 13%
  • Não Souberam/Não Responderam: 15%

Metodologia da pesquisa RealTime Big Data

A pesquisa encomendada pela TV Record para a RealTime Big Data entrevistou 1 mil eleitores acima de 16 anos entre os dias 20 e 21 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MT-09789/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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