Pesquisa da RealTime Big Data para o governo do Mato Grosso do Sul, divulgada nesta sexta-feira (30), apontou um empate técnico entre André Puccinelli (MDB), Eduardo Riedel (PSDB), Capitão Contar (PRTB), Rose Modesto (União Brasil) e Marquinhos Trad (PSD).
Puccinelli e Riedel aparecem com 20% das intenções de voto, Contar e Modesto com 16% e Trad com 15%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa ainda apurou a preferência do eleitor para a única vaga ao Senado pelo estado em disputa nesta eleição. A ex-ministra Tereza Cristina (PP) aparece à frente do levantamento, com 47% das intenções de voto, seguida pelo ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (União Brasil) e por Juiz Odilon (PSD), ambos com 18%.
Intenção de voto para o governo do Mato Grosso do Sul
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada)
- André Puccinelli (MDB) - 20%
- Eduardo Riedel (PSDB) - 20%
- Rose Modesto (União Brasil) - 15%
- Capitão Contar (PRTB) - 15%
- Marquinhos Trad (PSD) - 14%
- Giselle Marques (PT) - 5%
- Adonis Marcos (Psol) - 0%
- Magno Souza (PCO) - 0%
- Brancos/nulos - 3%
- Não sabe/não respondeu - 8%
Intenção de voto para o Senado no Mato Grosso do Sul
Estimulada
- Tereza Cristina (PP) - 47%
- Luiz Henrique Mandetta (União Brasil) - 18%
- Odilon de Oliveira (PSD) - 18%
- Tiago Botelho (PT) - 7%
- Jeferson Bezerra (Agir) - 0%
- Anizio Tocchio (Psol) - 0%
- Brancos/nulos - 3%
- Não Sabe/não respondeu - 7%
Metodologia da pesquisa RealTime Big Data
A RealTime Big Data entrevistou pessoalmente 1 mil eleitores entre os dias 28 e 29 de setembro de 2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Record e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS) sob o protocolo MS-02982/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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