Pesquisa divulgada pela Real Time Big Data nesta sexta-feira (16), apresenta o atual governador Romeu Zema (Novo) na liderança do levantamento com 45% das intenções de voto.
Na sequência aparecem o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) com 36% das intenções de votos e o senador Carlos Viana (PL) com 9%. Votos brancos e nulos registraram 4%, enquanto eleitores indecisos marcaram 3%.
O levantamento ainda simulou a disputa por uma vaga ao Senado Federal com os eleitores mineiros. O deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) e o senador Alexandre Silveira (PSD) estão empatados com 18% das intenções de voto. O deputado federal Marcelo Aro (PP) aparece com 12%, empatado tecnicamente com ambos pelo limite da margem de erro.
Intenção de voto para o governo de Minas Gerais
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Romeu Zema (Novo) – 45%
- Alexandre Kalil (PSD) – 36%
- Carlos Viana (PL) – 9%
- Marcus Pestana (PSDB) - 2%
- Lorene Figueiredo (Psol) - 1%
- Cabo Tristão (PMB) - 0%
- Indira Xavier (UP) - 0%
- Lourdes Francisco (PCO) - 0%
- Vanessa Portugal (PSTU) - 0%
- Renata Regina (PCB) - 0%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 4%
- Indecisos – 3%
Primeiro turno: espontânea (quando uma lista de candidatos não é apresentada ao entrevistado)
- Romeu Zema (Novo) – 27%
- Alexandre Kalil (PSD) – 16%
- Carlos Viana (PL) - 4%
- Marcus Pestana (PSDB) - 1%
- Outros - 3%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 10%
- Indecisos – 39%
Segundo turno: estimulada
Zema x Kalil
- Romeu Zema (Novo) – 49%
- Alexandre Kalil (PSD) – 42%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 6%
- Indecisos – 3%
Intenção de voto para o Senado de Minas Gerais
Estimulada
- Cleitinho Azevedo (PSC) - 18%
- Alexandre Silveira (PSD) - 18%
- Marcelo Aro (PP) - 12%
- Bruno Miranda (PDT) - 3%
- Pastor Altamiro Alves (PTB) - 2%
- Sara Azevedo (Psol) - 2%
- Irani Gomes (PRTB) - 1%
- Dirlene Maques (PSTU) - 1%
- Naomi de Almeida (PCO) - 0
- Branco/Nulo/Nenhum – 15%
- Indecisos – 28%
Metodologia da pesquisa Real Time Big Data
A pesquisa eleitoral contratada pela Record TV e divulgada pela Real Time Big Data entrevistou 1,2 mil pessoas presencialmente, entre os dias 14 e 15 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número MG-03878/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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