Pesquisa eleitoral da RealTime Big Data sobre a disputa pelo governo do Pará, divulgada nesta segunda-feira (5), traz o atual governador e candidato à reeleição Helder Barbalho (MDB) à frente do levantamento, com 67% das intenções de voto.
Na sequência aparece o senador Zequinha Marinho (PL), com 11%. Votos brancos e nulos somaram 6%, enquanto indecisos corresponderam a 10% dos entrevistados.
A pesquisa da RealTime Big Data ainda simulou a preferência dos eleitores paraenses pela única vaga no Senado em disputa no estado. Com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o ex-senador Mário Couto (PL) e o deputado federal Beto Faro (PT) aparecem tecnicamente empatados, com 17% e 16% das intenções de voto, respectivamente.
Intenção de voto para o governo do Pará
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada)
- Helder Barbalho (MDB) - 67%
- Zequinha Marinho (PL) - 11%
- Adolfo Oliveira (Psol) - 2%
- Major Marcony (SD) - 2%
- Cleber Rabelo (PSTU) - 1%
- Dr. Felipe (PRTB) - 1%
- Paulo Roseira (Agir) - 0%
- Sofia Couto (PMB) - 0%
- Branco/nulo - 6%
- Não sabe/não respondeu - 10%
Intenção de voto para o Senado no Pará
Estimulada
- Mário Couto (PL) - 17%
- Beto Faro (PT) - 16%
- Manoel Pioneiro (PSDB) - 10%
- Flexa Ribeiro (PP) - 9%
- Delegado Jardel (Podemos) - 7%
- Renata Fonseca (PRTB) - 2%
- Professor João Santiago (PSTU) - 1%
- Sabbá (PMB) - 1%
- Elielton Lira (Avante) - 0%
- Gideon (Agir) - 0%
- Paulo Castelo Branco (Pros) - 0%
- Prado Sá (PV) - 0%
- Branco/nulo - 14%
- Não sabe/não respondeu - 23%
Metodologia da pesquisa RealTime Big Data
A RealTime Big Data entrevistou pessoalmente 1 mil eleitores paraenses entre os dias 2 e 3 de setembro de 2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Record e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo PA-07332/2022, respectivamente.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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