Levantamento do Real Time Big Data para o Governo de Roraima, divulgado nesta quinta-feira (7), mostra a ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB) na liderança da pesquisa, com 47% das intenções de voto. Na sequência aparece o atual governador Antônio Denarium (PP), com 36%.
O Real Time Big Data ainda simulou a disputa por uma vaga no Senado Federal com os eleitores roraimenses. O ex-governador Romero Jucá lidera o levantamento, com 29% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Hiran Gonçalves (PP), com 17%, e pelo senador Telmário Mota (Pros), com 15%.
Intenção de voto para o governo de Roraima
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Teresa Surita (MDB) - 47%
- Antônio Denarium (PP) - 36%
- Rudson Leite (PV) - 1%
- Fábio Gonçalves de Almeida (Psol) - 1%
- Juraci Francisco dos Santos (PDT) - 0%
- Brancos e nulos - 7%
- Não sabem ou não responderam - 8%
Primeiro turno: espontânea (quando os entrevistados não recebem lista de candidatos para responder)
- Teresa Surita (MDB) - 23%
- Antônio Denarium (PP) - 22%
- Brancos e nulos - 10%
- Não sabem ou não responderam - 45%
Intenção de voto para o Senado em Roraima
- Romero Jucá (MDB) - 29%
- Hiran Gonçalves (PP) - 17%
- Telmário Mota (Pros) - 15%
- Helder Girão (PMN) - 6%
- Ozéas Colares (Podemos) - 2%
- Maranhão do Povão (PDT) - 1%
- Bartolomeu da Silva (Psol) - 1%
- Brancos e nulos - 14%
- Não sabem ou não responderam - 15%
Metodologia das pesquisas
A pesquisa encomendada pela Record TV ao Instituto Real Time Big Data entrevistou 1,5 mil pessoas, entre os dias 5 de julho e 6 de julho. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número RR-04257/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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