Pesquisa eleitoral da RealTime Big Data divulgada nesta quinta-feira (15) sobre a disputa pelo governo de Rondônia traz o atual governador e candidato à reeleição Coronel Marcos Rocha (União Brasil) em primeiro lugar, com 38% das intenções de voto, seguido pelo senador Marcos Rogério (PL), com 22% das intenções.
A RealTime Big Data ainda apurou a preferência dos entrevistados na eleição para a única vaga ao Senado em disputa no estado. Mariana Carvalho (Republicanos) tem 20%, seguido de Expedito Júnior (PSD), com 18%, e Jaqueline Cassol (PP), com 16%. Os três estão empatados tecnicamente.
Intenção de voto para o governo de Rondônia
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Coronel Marcos Rocha (União) - 38%
- Marcos Rogério (PL) - 22%
- Léo Moraes (Podemos) - 10%
- Daniel Pereira (Solidariedade) - 3%
- Pimenta de Rondônia (Psol) - 2%
- Comendador Val Queiroz (Agir) - 1%
- Branco/nulo - 10%
- Não sabe/não respondeu - 14%
Intenção de voto para o Senado em Rondônia
- Mariana Carvalho (Republicanos) - 21%
- Jaqueline Cassol (PP) - 21%
- Expedito Junior (PSD) - 20%
- Acir Gurgacz (PDT) - 8%
- Jaime Bagattoli (PL) - 7%
- Pastor Josinelio (PMB) - 2%
- Dra Rosangela Lázaro (Agir) - 1%
- Branco/nulo - 9%
- Não sabe/não respondeu - 11%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral encomendada pela Record TV para a RealTime Big Data entrevistou 1 mil pessoas, entre os dias 13 e 14 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RO-02461/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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