Pesquisa eleitoral da Real Time em Santa Catarina, divulgada nesta quinta-feira (27), traz Jorginho Mello (PL) com 59% das intenções de voto no segundo turno. Décio Lima (PT) estava com 10%. Em comparação com o levantamento da semana anterior, Mello oscilou 3 pontos percentuais para cima e Décio, 2. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Considerando apenas as intenções de votos válidos (excluídos votos em branco, nulos e eleitores indecisos), Mello tinha 69% e Décio, 31%. Veja abaixo o resultado.
Nota da redação: O resultado apurado nas urnas, no primeiro turno, foi o seguinte: Mello fez 38,61% dos votos válidos e Décio terminou em segundo, com 17,42%. O Real Time Big Data não divulgou pesquisas para o governo catarinense durante a campanha eleitoral. A maioria dos institutos, porém, não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.
Intenção de voto para o governo de SC no segundo turno (votos totais)
- Jorginho Mello (PL) - 59%
- Décio Lima (PT) - 27%
- Brancos e nulos - 10%
- Não sabem/não responderam - 4%
Intenção de voto para o governo de SC no segundo turno (votos válidos)
- Jorginho Mello (PL) - 69%
- Décio Lima (PT) - 31%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral Real Time, encomendada pela TV Record, entrevistou 1.000 eleitores catarinenses entre os dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SC-06082/2022. Leia o relatório da pesquisa aqui.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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