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Pesquisa eleitoral na Bahia| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

Novo levantamento do instituto Real Time Big Data para o segundo turno da disputa pelo governo da Bahia, divulgado nesta quinta-feira (20), mostra Jerônimo Rodrigues (PT) com 52% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) aparece com 44%.

Votos brancos e nulos representam 2%, enquanto eleitores indecisos ou que não responderam marcam 2%.

Considerando apenas os votos válidos (excluídos os em branco, nulos e eleitores indecisos), Jerônimo tem 54% e ACM Neto, 46%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nota da redação: Em pesquisa divulgada em 5 de setembro, quase um mês antes do primeiro turno das eleições, o Real Time Big Data mostrava que ACM Neto tinha 49% das intenções de votos totais (contando com brancos, nulos e indecisos), e que professor Jerônimo Rodrigues tinha 24%. A margem de erro era de 3 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas foi bastante diferente: Rodrigues obteve 49,45% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) e ACM Neto, 40,08%. Devido à distância temporal entre a realização da pesquisa e data da eleição não é possível avaliar eventuais erros ou acertos desta pesquisa no primeiro turno. A maioria dos institutos que realizou pesquisas na véspera não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.

Intenção de voto para o governo da Bahia (estimulada: votos totais)

  • Jerônimo Rodrigues (PT) - 52%
  • ACM Neto (União Brasil) - 44%
  • Brancos e nulos - 2%
  • Não sabem ou não responderam - 2%

Intenção de voto para o governo da Bahia (estimulada: votos válidos)

  • Jerônimo Rodrigues PT) - 54%
  • ACM Neto (União Brasil) - 46%

Metodologia da pesquisa

No levantamento, foram entrevistados 1.200 eleitores baianos, entre os dias 17 e 18 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BA-02300/2022.

Já na pesquisa divulgada em 5 de setembro, o RealTime Big Data entrevistou 1,2 mil pessoas presencialmente, entre os dias 2 e 3 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número BA-04374/2022.

Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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