Levantamento do instituto Real Time Big Data sobre o segundo turno da disputa pelo governo do Espírito Santo, divulgado nesta quinta-feira (20), traz Roberto Casagrande (PSB) com 48% das intenções de voto e Carlos Manato (PL) com 45%, o que coloca os candidatos em empate técnico. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Considerando apenas os votos válidos (excluídos os em branco, nulos e eleitores indecisos), Casagrande soma 52%, e Manato, 48%.
Nota da redação: Em pesquisa divulgada em 28 de setembro, 4 dias antes das eleições, o Real Time Big Data mostrava que Roberto Casagrande tinha 46% das intenções de votos totais (com brancos, nulos e indecisos), e que Carlos Manato tinha 26%. A margem de erro da pesquisa era de 3 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou o seguinte cenário: Casagrande fez 46,94% dos votos válidos e Manato obteve 38,48%. No Brasil e nas eleições estaduais, a maioria dos institutos não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.
Pesquisa estimulada para governador do Espírito Santo em 2º turno (votos totais)
- Roberto Casagrande (PSB) - 48%
- Carlos Manato (PL) - 45%
- Branco/nulo: 3%
- Não sabe/não respondeu: 3%
Pesquisa estimulada para governador do Espírito Santo em 2º turno (votos válidos)
- Roberto Casagrande (PSB) - 52%
- Carlos Manato (PL) - 48%
Metodologia da pesquisa
O instituto Real Time Big Data entrevistou 1.000 eleitores do Espírito Santo entre os dias 18 e 19 de outubro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo ES-03513/2022.
Já na pesquisa divulgada em 28 de setembro, o RealTime Big Data entrevistou 1 mil pessoas entre os dias 26 e 27 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Está registrada na Justiça Eleitoral com o número ES-06614/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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