Pesquisa eleitoral do instituto Real Time Big Data para o governo de Rondônia neste segundo turno, divulgada nesta segunda-feira (24), mostrou o atual governador e candidato à reeleição, Coronel Marcos Rocha (União) com 47% das intenções de voto, enquanto o senador Marcos Rogério (PL) estava com 46%.
Na somatória exclusivamente dos votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos), o candidato do União Brasil estava com 51% contra 49% do candidato do PL. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, portanto, os dois estavam tecnicamente empatados.
Nota da redação: Em pesquisa divulgada em 15 de setembro, 17 dias antes do primeiro turno das eleições, o Real Time Big Data mostrava que Coronel Marcos Rocha tinha 38% das intenções de votos totais (contando com brancos, nulos e indecisos) e que Marcos Rogério tinha 22%. A margem de erro era de 3 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas foi o seguinte: Rocha obteve 38,88% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) e Rogério, 37,05%. Devido à distância temporal entre a realização da pesquisa e data das eleições não é possível avaliar eventuais erros ou acertos desta pesquisa no primeiro turno. A maioria dos institutos que realizou pesquisas na véspera não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.
Intenção de voto para o governo de Rondônia (estimulada: votos totais)
- Coronel Marcos Rocha (União) - 47%
- Marcos Rogério (PL) - 46%
- Branco/nulo - 4%
- Não sabe/não respondeu - 3%
Intenção de voto para o governo de Rondônia (estimulada: votos válidos)
- Coronel Marcos Rocha (União) - 51%
- Marcos Rogério (PL) - 49%
Metodologia da pesquisa
Na pesquisa do Real Time Big Data, encomendada pela Record TV, foram entrevistados 1.000 eleitores rondonienses entre os dias 21 e 22 de outubro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo RO-09386/2022. Veja aqui a pesquisa completa.
Já a pesquisa eleitoral de 15 de setembro, também encomendada pela Record TV para a Real Time Big Data, entrevistou 1.000 pessoas entre os dias 13 e 14 de setembro. A margem de erro do levantamento era de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RO-02461/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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