Pesquisa eleitoral RealTime Big Data para o governo de Alagoas neste segundo turno, divulgada nesta terça-feira (25), mostrou o atual governador Paulo Dantas (MDB) em primeiro lugar, com 44% das intenções de voto. Seu oponente, o senador Rodrigo Cunha (União Brasil), somou 40%. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, eles aparecem tecnicamente empatados.
Em relação à rodada da semana passada, Cunha cresceu cinco pontos percentuais e Dantas teve oscilação negativa de um ponto. Na somatória exclusivamente dos votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos), o candidato do MDB teria 52% contra 48% do candidato do União Brasil.
Nota da redação: O Real Time Big Data não divulgou pesquisa eleitoral para o estado de Alagoas durante o período de campanha, iniciado em 16 de agosto. Em razão disso, não é possível avaliar eventuais erros ou acertos do instituto em suas sondagens para o governo de Alagoas no primeiro turno. No primeiro turno, realizado em 2 de outubro, Paulo Dantas obteve 46,64% dos votos, enquanto Rodrigo Cunha conquistou 26,79%. No Brasil, de uma maneira geral, a maioria das empresas de pesquisa não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.
Intenção de voto para o governo de Alagoas (votos totais)
- Paulo Dantas (MDB) - 44%
- Rodrigo Cunha (União Brasil) - 40%
- Branco/nulo - 9%
- Não sabe/não respondeu - 7%
Intenção de voto para o governo de Alagoas (votos válidos)
- Paulo Dantas (MDB) - 52%
- Rodrigo Cunha (União Brasil) - 48%
Metodologia da pesquisa
Na pesquisa do Real Time Big Data, contratada pela Record TV, foram entrevistados 1.000 eleitores alagoanos entre os dias 22 e 24 de outubro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo AL-03365/2022. Veja o relatório da pesquisa aqui, em PDF.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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