Presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)| Foto: Isac Nóbrega/PR e Ricardo Stuckert/Lula
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O instituto Sensus divulgou nesta terça-feira (13) sua primeira pesquisa sobre as eleições presidenciais de 2022. O levantamento, publicado pela revista IstoÉ, indicou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como primeiro colocado na disputa, com 43,3% das intenções de voto no primeiro turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) ocupa o segundo lugar, com 28,8%.

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Veja abaixo os resultados do levantamento.

Primeiro turno

  • Lula (PT) - 43,3%
  • Bolsonaro (PL) - 28,8%
  • Ciro Gomes (PDT) - 6,3%
  • João Doria (PSDB) - 2,6%
  • André Janones (Avante) - 2%
  • Vera Lúcia (PSTU) - 1,1%
  • Simone Tebet (MDB) - 0,8%
  • Eymael (DC) - 0,1%
  • Felipe D'Ávila (Novo) - 0,1%
  • Leonardo Péricles (UP) - 0,1%
  • Sofia Manzano (PCB) - 0,1%
  • Brancos e Nulos - 7,8%
  • Não sabem ou não responderam - 7,1%
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Segundo turno

Cenário 1

  •  Lula (PT) - 53,1% 
  • Bolsonaro (PL) - 34,1% 

Cenário 2 

  • Bolsonaro (PL) - 39% 
  • João Doria (PSDB) - 34,4% 

Cenário 3

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  • Ciro Gomes (PDT) - 41,9% 
  • Bolsonaro (PL) - 37,2% 

Cenário 4

  • Bolsonaro (PL) - 40,4% 
  • Simone Tebet (MDB) - 30,5%

Cenário 5 

  • Lula (PT) - 55% 
  • João Doria (PSDB) - 17,5% 
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Cenário 6 

  • Lula (PT) - 56% 
  • Simone Tebet (MDB) - 15,9%

Metodologia

A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 11, com 2 mil eleitores com mais de 16 anos entrevistados. O levantamento foi feito em 108 municípios de 24 unidades da federação, nas cinco regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01631/2022.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

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As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.