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Os pré-candidatos Ciro Gomes (PDT), Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL)| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo; Fernando Frazão/Agência Brasil; Alan Santos/PR

Levantamento do Paraná Pesquisas sobre a corrida presidencial com eleitores de Santa Catarina, divulgado nesta terça-feira (14), mostrou o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 45,1% das intenções de voto, seguido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tinha 29%, e Ciro Gomes (PDT), com 6,2%. Veja os números da pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor entrevistado):

  • Jair Bolsonaro (PL) - 45,1%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 29%
  • Ciro Gomes (PDT) - 6,2%
  • Vera Lúcia (PSTU) - 1,6%
  • Simone Tebet (MDB) - 1,4%
  • André Janones (Avante) - 0,9%
  • Pablo Marçal (Pros) - 0,6%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 0,5%
  • Luciano Bivar (União Brasil) - 0,3%
  • Eymael (DC): 0,2%
  • Nulo/branco/nenhum - 8,8%
  • Não sabe/não respondeu - 5,5%

Bolsonaro também lidera na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não cita as opções de candidatos. Confira o resultado:

  • Jair Bolsonaro (PL) - 31,2%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 18,3%
  • Ciro Gomes (PDT) - 1,2%
  • Simone Tebet (MDB) - 0,7%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 0,3%
  • Pablo Marçal (Pros) - 0,3%
  • André Janones (Avante) - 0,1%
  • Outros nomes citados - 0,2%
  • Nulo/branco/nenhum - 6,2%
  • Não sabe/não respondeu - 41,6%

Potencial eleitoral dos presidenciáveis em Santa Catarina

O Paraná Pesquisas também perguntou os eleitores catarinenses sobre o potencial de voto e rejeição dos pré-candidatos a presidente: em quem votariam com certeza; em quem considerariam votar; em quem não votariam de jeito nenhum e os candidatos que eles não conheciam suficientemente para emitir uma opinião.

Entre os três nomes que lideram a pesquisa, Bolsonaro tinha o maior potencial de voto: 54,9% disseram que votariam nele ou que considerariam a possibilidade. Lula, por sua vez, tinha a maior rejeição entre eles. Confira:

Com certeza votaria nele para presidente

  • Bolsonaro (PL) - 35,7%
  • Lula (PT) - 19,5%
  • Ciro (PDT) - 2%

Poderia votar nele para presidente

  • Ciro (PDT) - 33%
  • Lula (PT) - 24,2%
  • Bolsonaro (PL) - 19,2%

Não votaria nele de jeito nenhum para presidente

  • Lula (PT) - 53,6%
  • Ciro (PDT) - 52,7%
  • Bolsonaro (PL) - 42,9%

Não o conhece o suficiente para opinar

  • Ciro (PDT) - 9,7%
  • Lula (PT) - 0,5%
  • Bolsonaro (PL) - 0,5%

Avaliação do governo Bolsonaro

A pesquisa também indica que 43,8% dos eleitores de Santa Catarina consideravam a gestão do presidente Jair Bolsonaro ótimo ou boa, 34,2% a achavam ruim ou péssima e 21%, regular. A administração, no dia em que a pesquisa foi feita, era aprovada por 54,3% dos eleitores entrevistados, enquanto 42% desaprovavam o trabalho de Bolsonaro.

Metodologia da pesquisa

O Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 1.540 eleitores de 62 municípios de Santa Catarina entre os dias 9 e 13 de junho de 2022. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança atinge 95%. O levantamento foi encomendado pela Jovem Pan Floripa e Rádio Canoinhas e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02099/2022.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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