Pré-candidatos ao Palácio do Planalto: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT)| Foto: Montagem/Gazeta do Povo
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Levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (25), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51% das intenções de voto entre eleitores da Bahia. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparecia com 25,8% e Ciro Gomes (PDT), com 6,9%. Os demais pré-candidatos marcaram menos de 2%. Veja o resultado a seguir.

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  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 51,3%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 25,8%
  • Ciro Gomes (PDT) - 6,9%
  • André Janones (Avante) - 1,2%
  • João Doria (PSDB) - 1,2%
  • Luciano Bivar (UB) - 0,8%
  • Simone Tebet (MDB) - 0,5%
  • Felipe D'Ávila (Novo) - 0,2%
  • Brancos e nulos - 8,2%
  • Não sabe - 4,1%

Metodologia da pesquisa

O levantamento do Paraná Pesquisas, encomendado pelo próprio instituto, ouviu, pessoalmente, 1.820 pessoas entre os dias 19 e 24 de abril. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-05173/2022.

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Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
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