Pesquisa do Real Time Big Data com eleitores do Paraná, contratada pelo Grupo RIC e divulgada nesta segunda-feira (27), mostra o governador Ratinho Junior (PSD) com 42% das intenções de voto na disputa pelo Palácio Iguaçu. O ex-governador Roberto Requião (PT) aparece com 16%. Os demais pontuam abaixo de dois dígitos.
Na disputa pelo senado é o ex-juiz Sergio Moro (União) quem aparece na liderança, com 30% da preferência do eleitorado paranaense. Veja a seguir o resultado completo para a sondagem do primeiro turno da disputa ao governo e Senado no Paraná.
Pesquisa para governador (com lista de candidatos)
- Ratinho Junior (PSD) - 42%
- Roberto Requião (PT) - 16%
- Flavio Arns (Podemos) - 5%
- César Silvestre Filho (PSDB) - 3%
- Professora Ângela Machado (Psol) - 1%
- Solange Ferreira Bueno (PMN) - 0%
- Branco/nulo - 14%
- Não sabe/não respondeu - 19%
Pesquisa para governador (com lista de candidatos) - cenário 2
- Ratinho Junior (PSD) - 44%
- Roberto Requião (PT) - 16%
- César Silvestre Filho (PSDB) - 4%
- Professora Ângela Machado (Psol) - 1%
- Solange Ferreira Bueno (PMN) - 0%
- Branco/nulo - 15%
- Não sabe/não respondeu - 20%
Pesquisa para governador (sem lista de candidatos)
- Ratinho Junior (PSD) - 20%
- Roberto Requião (PT) - 8%
- Flavio Arns (Podemos) - 1%
- Outros candidatos - 5%
- Branco/nulo - 18%
- Não sabe/não respondeu - 48%
Rejeição dos candidatos a governador
O RealTime Big Data também perguntou aos eleitores paranaenses em quem não votariam para governador. Requião registrou a maior rejeição. Veja:
- Roberto Requião (PT) - 36%
- Ratinho Junior (PSD) - 21%
- Flavio Arns (Podemos) - 11%
- César Silvestre Filho (PSDB) - 9%
- Professora Ângela Machado (Psol) - 9%
- Solange Ferreira Bueno (PMN) - 8%
Pesquisa para o Senado no Paraná
Três cenários foram testados na corrida pela única vaga do Paraná no Senado em disputa nessas eleições. Confira:
Cenário 1
- Sergio Moro (União) - 30%
- Álvaro Dias (Podemos) - 23%
- Dr. Rosinha (PT) - 7%
- Paulo Martins (PL) - 6%
- Aline Sleutjes (Pros) - 2%
- Alex Canziani (PSD) - 1%
- Guto Silva (PP) - 1%
- Branco/nulo - 11%
- Não sabe/não respondeu - 19%
Cenário 2 - sem Moro
- Álvaro Dias (Podemos) - 35%
- Paulo Martins (PL) - 8%
- Dr. Rosinha (PT) - 7%
- Alex Canziani (PSD) - 4%
- Aline Sleutjes (Pros) - 3%
- Guto Silva (PP) - 2%
- Branco/nulo - 17%
- Não sabe/não respondeu - 24%
Cenário 3 - sem Álvaro Dias
- Sergio Moro (União) - 41%
- Dr. Rosinha (PT) - 8%
- Paulo Martins (PL) - 8%
- Alex Canziani (PSD) - 4%
- Aline Sleutjes (Pros) - 3%
- Guto Silva (PP) - 3%
- Branco/nulo - 12%
- Não sabe/não respondeu - 21%
Avaliação do governo Ratinho Junior
A pesquisa também indica que 49% dos eleitores paranaenses consideravam a gestão do governador Ratinho Junior ótimo ou boa, 14% a achavam ruim ou péssima e 25%, regular (12% não souberam ou não quiseram responder). A administração estadual, no dia em que a pesquisa foi feita, era aprovada por 57% dos eleitores entrevistados, enquanto 28% desaprovavam o trabalho do governador.
Metodologia da pesquisa
O instituto RealTime Big Data entrevistou, pessoalmente, 1.500 eleitores do Paraná entre os dias 24 e 25 de junho. O levantamento foi contratado pelo Grupo RIC e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo PR-06518/2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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