Levantamento do instituto Veritá sobre o segundo turno da corrida presidencial, divulgado neste sábado (29) pelo portal R7, mostrou o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, com 51% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e eleitores indecisos). O candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, estava com 49%. A margem de erro geral da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Nota da redação: No primeiro turno, o Veritá apresentou divergência importante entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas. Em pesquisa realizada entre os dias 19 e 23 de setembro, 9 dias antes das eleições, o instituto mostrava que Bolsonaro tinha 47,3% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), e que Lula tinha 44,7%. A margem de erro era de dois pontos percentuais. O instituto registrou uma pesquisa para divulgação no dia 1º de outubro, mas ela não foi encontrada no site da empresa, onde estão arquivados os demais relatórios. O resultado apurado nas urnas revelou um cenário bem diferente para Lula, que fez 48,43% dos votos válidos, e para Bolsonaro, que obteve 43,2% dos votos válidos – distante da margem de erro alegada. A maioria dos institutos não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.
Metodologia da pesquisa
O instituto Veritá realizou a pesquisa com recursos próprios. Foram entrevistados 17.552 eleitores em todo o país entre 28 e 29 de outubro, por telefone. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-04217/2022.
A pesquisa realizada entre os dias 19 e 23 de setembro, entrevistou 11.000 eleitores do país. A margem de erro era de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-06580/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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