O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial, segundo pesquisa realizada pelo Ipespe em parceria com a XP, publicada nesta sexta-feira (11). O petista tinha 43% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) estava em segundo, com 25% da preferência dos eleitores entrevistados pelo instituto.
Os pré-candidatos Ciro Gomes (PDT) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) estão empatados na terceira posição, com 8% das intenções de voto. Na sequência aparecem o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a senadora Simone Tebet (MDB) e o deputado federal André Janones (Avante). Os senadores Rodrigo Pacheco (PSD) e Alessandro Vieira (Cidadania) e o cientista político Felipe d’Ávila não pontuaram.
Os números variam pouco, dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais, em um cenário em que Ciro não é listado entre os pré-candidatos. Veja abaixo os resultados para primeiro e segundo turno nesta pesquisa estimulada (quando as opções de candidatos são citadas ao entrevistado).
Intenção de voto para presidente: primeiro turno
Cenário 1
- Lula (PT) - 43%
- Jair Bolsonaro (PL) - 25%
- Ciro Gomes (PDT) - 8%
- Sergio Moro (Podemos) - 8%
- João Doria (PSDB) - 3%
- Simone Tebet (MDB) - 1%
- André Janones (Avante) - 1%
- Rodrigo Pacheco (PSD) - 0%
- Alessandro Vieira (Cidadania) - 0%
- Felipe d’Ávila (Novo) - 0%
- Branco/nulo - 9%
- Indecisos - 3%
Cenário 2: sem Ciro
- Lula (PT) - 44%
- Jair Bolsonaro (PL) - 26%
- Sergio Moro (Podemos) - 8%
- João Doria (PSDB) - 4%
- Simone Tebet (MDB) - 2%
- Rodrigo Pacheco (PSD) - 1%
- André Janones (Avante) - 1%
- Alessandro Vieira (Cidadania) - 1%
- Felipe d’Ávila (Novo) - 0%
- Branco/nulo - 10%
- Indecisos - 3%
Intenção de voto para presidente: segundo turno
Lula x Bolsonaro
- Lula (PT) - 54%
- Jair Bolsonaro (PL) - 31%
- Branco/nulo/não sabe - 15%
Lula x Moro
- Lula (PT) - 51%
- Sergio Moro (Podemos) - 31%
- Branco/nulo/não sabe - 18%
Lula x Ciro
- Lula (PT) - 50%
- Ciro Gomes (PDT) - 24%
- Branco/nulo/não sabe - 26%
Lula x Doria
- Lula (PT) - 53%
- João Doria (PSDB) - 18%
- Branco/nulo/não sabe - 29%
Ciro x Bolsonaro
- Ciro Gomes (PDT) - 45%
- Jair Bolsonaro (PL) - 33%
- Branco/nulo/não sabe - 22%
Bolsonaro x João Doria
- João Doria (PSDB) - 40%
- Jair Bolsonaro (PL) - 34%
- Branco/nulo/não sabe - 26%
Bolsonaro x Moro
- Sergio Moro (Podemos) - 32%
- Jair Bolsonaro (PL) - 30%
- Branco/nulo/não sabe - 38%
Pesquisa espontânea e a probabilidade de voto
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não cita nenhum dos candidatos ao entrevistados, 36% dos eleitores disseram que votarão em Lula para presidente. Os que citaram o presidente Bolsonaro somaram 24%. Também foram citados Sergio Moro e Ciro Gomes, ambos com 4% das intenções de voto.
Também é o petista que, segundo o levantamento, tem maior potencial de voto: 43% votariam nele com certeza e mais 13% consideraram votar em Lula. Bolsonaro, por sua vez, tem a maior rejeição: 62%. Já os pré-candidatos Alessandro Vieira, André Janones, Felipe d’Ávila, Simone Tebet e Rodrigo Pacheco são mais desconhecidos do que apoiados ou rejeitados.
A pesquisa do Ipespe também mostrou de 68% dos eleitores demonstram muito ou algum interesse nas eleições para presidente, enquanto os que têm pouco ou nenhum interesse na disputa presidencial somam 32%.
Metodologia
O Ipespe entrevistou, por telefone, mil eleitores de todas as regiões do país entre os dias 7 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95,5%. A pesquisa foi contratada pela XP Investimentos e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03828/2022.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitas essas considerações, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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