- O que aconteceu com as pesquisas eleitorais em 2022? Por que os resultados foram tão diferentes do que mostraram as urnas?
*) Desde o resultado das urnas no último domingo (2), muita gente ainda está se perguntando: o que aconteceu com as pesquisas de intenção de voto?
O fato é que os institutos não conseguiram captar as tendências. Teria sido erro de metodologia? Ou o fenômeno do voto útil, na última hora, acabou alterando muito o quadro?
A situação de discrepância entre pesquisas de véspera e resultado da eleição em 2022 se repetiu nos estados. Em alguns casos bem emblemáticos como as eleições para o Senado no Paraná, no Espírito Santo, em São Paulo, entre outros.
Este episódio do podcast 15 Minutos discute esse tema: o que os institutos de pesquisa não captaram e como podem rever metodologias a partir de agora. O convidado é o Daniel Marcelino, que é analista de Dados do Portal Jota.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião