O PDT Paraná realizou sua convenção estadual neste sábado (30), em Curitiba. No encontro, que teve a participação do candidato à presidência da República Ciro Gomes e do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, foi confirmado o nome do ex-deputado federal Ricardo Gomyde ao governo do Paraná.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Gomyde havia sido anunciado como pré-candidato ao Palácio Iguaçu pelo próprio Ciro Gomes, durante a convenção nacional do partido, no dia 20 de julho, em Brasília.
“Passamos dois anos correndo todas as regiões do Paraná para desenvolver o Projeto Paraná. Isso dá a consistência que nosso programa de governo tenha sido debatido com a população, com a intelectualidade, com os movimento sociais. O PDT é o fato novo nessa eleição do Paraná contra a candidatura do continuísmo e a candidatura do atraso. Nós temos plena convicção de que vamos crescer por termos o melhor plano de governo, por ser a novidade na eleição. Vamos levar a eleição para o segundo turno e estaremos no segundo turno”, afirmou o candidato.
A professora de Direito da Universidade Federal do Paraná Eneida Desiree Salgado foi lançada candidata ao Senado pelo Paraná. Como vice de Gomyde, o PDT lançou o nome da advogada Eliza Ferreira, atual secretária estadual do Movimento Negro do partido. Foram confirmadas também 31 candidaturas à Câmara Federal e uma chapa própria de 34 candidatos à Assembleia Legislativa do Paraná.
"Um partido, mal comparando, é como se fosse um time. E time que não disputa não forma torcida. O PDT nasce no Sul. O trabalhismo, que é a força política mais fecunda do Brasil, aqui no Paraná especialmente fez escola urbanística lá atrás com Jaime Lerner. É muito importante para nós que o PDT se apresente e o Ramirez [sic] tem as qualidades extraordinárias de um grande homem público, assim como nossa companheira Desiree. Estou feliz da vida com a decisão que se tomou aqui", disse Ciro Gomes. Em seguida, o presidenciável se corrigiu e chamou o candidato ao governo do estado de Gomyde.
“Essa convenção dá início ao processo eleitoral 2022, quando vamos apresentar o Projeto Paraná, que vem sendo construído coletivamente”, disse o presidente do PDT Paraná, André Menegotto. “Percorremos todas as regiões do estado fazendo uma escuta ativa para saber quais são as principais demandas dos e das paranaenses”, declarou.
Ricardo Gomyde tem 52 anos. Nasceu em Ibaiti, no Norte Pioneiro, e mora em Curitiba desde 1978. É advogado, foi vereador por Curitiba, deputado federal e secretário estadual de Esporte. No governo Federal, assumiu a Secretaria Nacional de Futebol no Ministério do Esporte no final do governo Dilma Rousseff e foi gestor da Copa do Mundo de futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
Em 2014 foi candidato ao senado então pelo PCdoB, fazendo 12,51% (666.438) dos votos do Paraná.
Eneida Desiree Salgado tem 47 anos e nasceu em Curitiba. É doutora em Direito do Estado e professora de Direito Constitucional e Direito Eleitoral na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Projetos paralelos de poder de Janja e Dino podem dificultar a reeleição de Lula
De aborto a Gusttavo Lima: o que você perdeu enquanto estava curtindo as festas de fim de ano
Soldado de Israel em férias no Brasil vira alvo da PF e recebe apoio de Bolsonaro
Concessões e PPPs atraem R$ 372 bilhões em investimentos privados até 2029
Deixe sua opinião