O bancário tem 59 anos, é natural de Santa Catarina e espera que sua candidatura contribua “para a derrota do governo atual”| Foto: Divulgação/PSOL
Ouça este conteúdo

Com o discurso da "luta por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, que assegure a liberdade de expressão e valorize os trabalhadores", Laerson Matias (Psol) disputa a vaga do Paraná ao Senado. É a primeira vez que ele concorre a ao cargo, mas já foi candidato a vereador de Cascavel em 2016 e a deputado estadual nas eleições de 2006 e 2002. Ele não teve êxito em nenhum dos pleitos.

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Natural de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, Laerson Vidal Matias tem 59 anos, é casado e pai de quatro filhos. Mudou-se para Cascavel em 1985 e se tornou bancário do extinto Banco do Estado do Paraná (Banestado), onde se envolveu na causa sindical. Hoje é diretor do Sindicato dos Bancários de Cascavel e região, e presidente do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) no Paraná.

Publicidade

Saiba tudo sobre as Eleições 2022 no Paraná

Envolvido com política desde a década de 1980, o catarinense participava de campanhas humanitárias para ajudar pacientes com HIV e chegou a atuar como presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cascavel. Também foi fundador da Associação dos Portadores de Lesões por Esforços Repetitivos (Apler) e ingressou no Partido dos Trabalhadores (PT) na década de 1990 para militar a favor das minorias. Divergências com a antiga sigla fizeram com que decidisse fundar o Psol no Paraná em 2005.

Atualmente, Laerson é candidato ao Senado pelo partido que fundou e luta pela “mudança no cenário político nacional, trazendo organização e atendendo às necessidades da população”. Entre as pautas que defende estão uma nova matriz produtiva integrada ao perfil das comunidades do campo. Ele também apoia a tributação justa que reduza impostos pagos pelos pobres e exija distribuição de lucros, dividendos e fortunas, além de defender auditoria permanente dos contratos de dívidas da União, estados e municípios.

Segundo ele, seu maior adversário durante essa campanha é o “bolsonarismo, que exclui os menos favorecidos e mantém portas abertas apenas para a classe do empresariado”. Por isso, espera que sua candidatura “ajude a colocar o país nos trilhos, contribuindo para a derrota do governo atual”.

Laerson foi escolhido como representante do partido durante convenção em 30 de julho e solicitou registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta-feira (12), em nome da federação formada por Psol e REDE. Agora, aguarda julgamento do pedido até 12 de setembro, data final para deferimento das candidaturas pelo TSE.

Publicidade

Perfil do candidato

  • Nome: Laerson Vidal Matias
  • Número de urna: 500
  • Suplente: Sebastião Donizete Santarosa 
  • Partido: Psol
  • Idade: 59
  • Data de nascimento: 27/11/1962
  • Ocupação: Bancário, Diretor do Sindicato dos Bancários e Presidente Estadual Psol Paraná
  • Grau de Instrução: Superior incompleto
  • Estado Civil: Casado
  • Município de nascimento: São Miguel do Oeste – SC
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]