O empresário curitibano Gledson Zawadzki, 50 anos, é o candidato a vice-governador do Paraná pelo partido Democracia Cristã (DC), nas eleições do dia 2 de outubro, que tem Joni Correia como cabeça de chapa. Valores como a defesa da família, liberdade e trabalho motivaram Zawadzki a entrar na política.
Recebe as principais notícias do Paraná no WhatsApp.
Zawadzki nasceu no dia 3 de setembro, na Maternidade Curitiba, no bairro Água Verde, em um sábado à tarde com chuva, como é típico nesta época do ano na capital paranaense. Mas sua família tem raízes fortes no município de Araucária, na Região Metropolitana, onde vive há mais de 150 anos.
Fique por dentro das Eleições 2022 no Paraná.
O empresário é casado desde 2010 com a professora universitária Laryssa Kathlin Rauh Zawadzki, com quem administra negócios no setor farmacêutico. Zawadzki também atua em outros empreendimentos e tem participação societária na empresa da família. “Trabalhamos com agricultura, pecuária leiteira, construção e incorporação e consultoria entre outros”, diz.
O candidato a vice pelo DC estudou o ensino fundamental e médio em escolas particulares em Curitiba. Tem formação superior em Administração de Empresas e Direito, além de especialização em Marketing e pós-graduação em Administração Financeira e Investimentos.
Interesse pela política veio da influência familiar
O primeiro contato do candidato com o mundo político aconteceu por influência do primo Rizio Wachowicz, que foi prefeito de Araucária por três mandatos. Por anos, Zawadzki trabalhou como voluntário no Conselho de Sanidade Agropecuária do município.
“Cansei de esperar a mudança por parte das autoridades políticas constituídas e resolvi me colocar à disposição para fazê-lo, de uma melhor forma do que a que temos visto até hoje, sempre com os mesmos grupos políticos que dominam o estado do Paraná há mais de meio século. Caso a população decida nos dar esta oportunidade de governar, acredito podermos fazer mais e melhor com os recursos existentes”, afirma.
Primeira eleição e a troca de partido
Em 2020, Zawadzki concorreu ao cargo de vice-prefeito pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS) em Araucária, na coligação “Araucária mais você”, que teve o advogado Luiz Gustavo Botogoski como cabeça de chapa. “Essa experiência me proporcionou o entendimento, os subsídios e o início desta caminhada”.
Segundo o candidato, a troca de partido aconteceu pela incompatibilidade com “algumas figuras politicas a nível nacional”. “Recebi o convite da direção do DC em virtude da minha postura pessoal e política. Disseram ter visto em mim os mesmos valores defendidos pelo partido. Acredito que com esta sinergia podemos construir grandes resultados para o futuro do nosso estado”, diz. “Optei [em mudar] pelos princípios e valores defendidos pelo partido. A defesa da família, da liberdade, do trabalho digno para todos, do respeito aos valores pátrios e de cidadania”.
O vice de Joni Correia defende a candidatura como a oportunidade de apresentar uma alternativa aos paranaenses diferente da “velha guarda”, como ele define a classe política. “Vejo uma polarização muito grande entre a esquerda e a direita, bem como entre a velha guarda que tenta continuar, se manter ou voltar ao poder a todo custo, e os novos players, postulantes que procuram preencher os espaços existentes para oxigenar e renovar o cenário politico com novas ideias, novas propostas”, diz.
Leia mais: Em entrevista à RPC, Joni Correia (DC) defende “estatal” para o pedágio.
Segundo o candidato, a formação acadêmica aliada à experiência empresarial e os êxitos no esporte (ele já foi campeão brasileiro, campeão latino-americano e recordista sul-americano de natação) tornam sua candidatura diferente das demais. “Acredito ter a condição de trazer uma visão realista dos problemas atuais da sociedade e soluções inovadoras e efetivas para resolver os diversos problemas que se arrastam sem solução há anos e décadas. Serei um vice participativo e atuante”, conclui.
Perfil do candidato
Nome: Gledson Regnier Zawadzki
Cargo: Vice-governador
Partido: Democracia Cristã
Número: 27
Idade: 50 anos.
Data de nascimento: 03/09/1972.
Ocupação: Empresário.
Grau de Instrução: Superior.
Estado Civil: Casado.
Município de nascimento: Curitiba.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia