A Gazeta do Povo preparou o perfil de cada um dos dez candidatos que, nestas eleições de 2022, disputam a única escolha dos paranaenses ao Senado Federal. As outras duas vagas ao Senado que correspondem ao Paraná serão renovadas em 2026. Abaixo, os nomes e histórias dos candidatos.
Candidatos paranaenses ao Senado em 2022
Deputada federal em primeiro mandato e agora candidata ao Senado, a paranaense de Castro Aline Sleutjes com 43 anos de idade. Bolsonarista e ligada ao agronegócio, vem disputando eleições desde 2000, filiada a diferentes siglas partidárias.
Ao completar 78 anos de idade em dezembro, Alvaro Fernandes Dias somará também 46 anos de mandatos eletivos. Atual senador pelo Paraná e candidato à reeleição pelo Podemos, Alvaro Dias já foi vereador em Londrina, deputado estadual, deputado federal em três legislaturas e governador do Paraná entre 1987 e 1991. Está no quarto mandato como senador, cadeira que ocupou por mais tempo na vida pública.
Eneida Desiree Salgado é formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestre e doutora em Direito e pós-doutora em Ciência Política.
Com 75 anos de idade, quase cinco décadas de atuação como médico e dois mandatos na Câmara Municipal de Maringá, no Norte do Paraná, o ortopedista Carlos Eduardo Saboia Gomes quer lutar pela saúde pública, pelo empreendedorismo e por valores cristãos no Senado.
Com o discurso da "luta por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, que assegure a liberdade de expressão e valorize os trabalhadores", Laerson Matias disputa a vaga do Paraná ao Senado. É a primeira vez que ele concorre ao cargo, mas já foi candidato a vereador de Cascavel em 2016 e a deputado estadual nas eleições de 2006 e 2002. Ele não teve êxito em nenhum dos pleitos.
Formado em medicina veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Orlando Pessuti ingressou na política em 1982. Naquele ano, foi eleito deputado estadual pelo MDB, partido ao qual está filiado desde a sua fundação, há 56 anos.
Deputado federal em segundo mandato, Paulo Martins tornou-se figura-chave na relação entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador candidato à reeleição Ratinho Junior (PSD).
Com o objetivo de apresentar um programa de lutas para a classe trabalhadora, o professor Roberto França é natural de São Paulo, ele tem 45 anos, é especialista em política internacional e disputa um cargo eletivo pela primeira vez.
Filiada ao mesmo partido político desde 1999, o Partido Verde (PV), a enfermeira e servidora efetiva da prefeitura de Araucária Cleusa Rosane Ribas Ferreira tem 59 anos de idade. Já cumpriu três mandatos eletivos: foi vereadora em Araucária, deputada estadual e deputada federal, levantando bandeiras principalmente nas áreas da saúde e do meio ambiente, além de uma atuação afinada com movimentos de mulheres. Rosane encabeça um mandato coletivo da Federação PT/PV/PCdoB, que também inclui Elza Campos (PCdoB) e Marlei Fernandes (PT).
Aos 50 anos de idade, o advogado Sergio Fernando Moro, o conhecido “juiz da Lava Jato”, vai estrear nas urnas. Para viabilizar a candidatura, Sergio Moro teve um percurso tumultuado. Depois de uma curta temporada no Podemos, mudou para o União Brasil.
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Moraes pede manifestação da PGR sobre passaporte de Bolsonaro; assista ao Sem Rodeios
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Governo do Tocantins vive crise política deflagrada após investigações da Polícia Civil
Deixe sua opinião