Antes mesmo de confirmada matematicamente a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva sobre Jair Bolsonaro, grupos de curitibanos apoiadores de Lula foram para as ruas da capital paranaense comemorar o resultado das eleições 2022. A concentração dos apoiadores do presidente eleito do Brasil se deu no Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba.
Quando os números da apuração chegaram a 98,8% das urnas apuradas, fogos de artifício e diversas manifestações foram notadas em vários bairros da cidade. Buzinas de carro, apitos e gritos eram facilmente ouvidos.
Os apoiadores de Lula foram até o bairro São Francisco e se reuniram na frente Igreja Nossa Senhora do Rosário, a mesma que foi invadida pelo vereador Renato Freitas (PT) e que levou ao seu processo de cassação, revertido pelo ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal.
Apesar da festa dos apoiadores em Curitiba, Lula foi derrotado no Paraná, onde obteve 37,60% dos votos (2.504.464), enquanto o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, foi votado por 62.4% dos eleitores paranaenses, alcançando 4.159.266 votos.
A festa dos apoiadores foi encerrada por volta das 21 horas, quando um forte temporal caiu na capital, espantando a maioria dos eleitores que comemoravam no Largo. Muitos, porém, continuaram festejando mesmo debaixo de chuva.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink