Ministério da Defesa, Exército, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e as Polícias Civil, Federal, Rodoviária Federal e Militar estarão juntos nesta semana para garantir a segurança dos 8 milhões de eleitores do estado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp/PR), diversas ações já começaram, mas a força-tarefa atuará, principalmente, no próximo domingo (2) nas proximidades dos 4.800 locais de votação.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
De acordo com o secretário de segurança Wagner Mesquita, a força-tarefa será coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) com representantes de todas as entidades. “O local já recebeu melhoria nos equipamentos, organizou seus protocolos de atuação e está pronto”, afirmou o secretário, com “a perspectiva de que teremos uma eleição tranquila”.
Além disso, a Polícia Militar (PM) dividiu o estado em seis regiões com 40 subunidades responsáveis pelo policiamento. Ao todo, serão 7 mil policiais diretamente envolvidos no esquema com “tropas preparadas e policiais dispostos nos locais de votação uma hora antes do início da eleição até o fim dos trabalhos”, explicou o Coronel Hudson Leôncio Teixeira, comandante geral da corporação.
Segundo ele, diversas equipes também estarão de prontidão para atender crimes, ações que prejudiquem a tranquilidade durante as eleições e que envolvam desobediência a leis eleitorais como boca de urna, uso do celular no momento de votar e restrições envolvendo venda e consumo de bebidas alcoólicas no período das 8h às 18h.
Como fazer uma denúncia?
Denúncias envolvendo essas e outras irregularidades podem ser informadas presencialmente ou de forma online. Quem preferir realizar a denúncia de maneira presencial pode dirigir-se ao Ministério Público Federal em Curitiba (Rua Marechal Deodoro, 933) ou a qualquer Promotoria de Justiça localizada no estado.
Já para usar o serviço online, o eleitor pode escolher uma das ferramentas disponíveis: o MPF Serviços, a página da Procuradora Regional Eleitoral do Paraná, o aplicativo Pardal e o Gralha Confere.
Segurança nos cartórios
Outra ação preventiva envolvendo as eleições ocorre nos 154 fóruns eleitorais do estado, onde seguranças particulares atuarão entre esta sexta-feira (30) e a próxima segunda-feira (3). “O objetivo é garantir a integridade física das autoridades, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral”, explicou o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
“Não queremos que nada atrapalhe a maior festa desse país”, completou, ao explicar que a contratação dos agentes foi feita por meio de licitação.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink