A Gazeta do Povo realizará, no próximo dia 26, um debate inédito com os candidatos ao Senado pelo Paraná na eleição deste ano. Com tradição na realização de debates eleitorais, é a primeira vez que o jornal organiza um debate entre concorrentes ao Poder Legislativo. Estão convidados para o encontro os oito candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional: Aline Sleutjes (Pros), Alvaro Dias (Podemos), Desiree Salgado (PDT), Laerson Matias (Psol), Orlando Pessuti (MDB), Paulo Martins (PL), Rosane Ferreira (PV) e Sergio Moro (União).
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
O debate será inédito também pelo formato em que será realizado. A proposta é que os candidatos se enfrentem, em embates um contra um, sempre com tema livre e sem controle de tempo para cada intervenção de um candidato, com a mínima interferência possível do mediador. Cada um desses embates terá a duração de três minutos, com o microfone dos dois oponentes abertos o tempo todo para perguntas, respostas, discussões e interrupções. Em duas horas de debate, serão três blocos neste formato, em que, a cada bloco, por sorteio, cada candidato perguntará uma vez e será perguntado uma vez, tendo esses três minutos para debater o tema com o oponente. Haverá, ainda, um bloco de considerações finais.
"A Gazeta propõe formatos inovadores de debates desde as eleições de 2016. Agora estamos inovando mais uma vez, promovendo o primeiro debate com candidatos ao Senado e apostando num formato com o mínimo de amarras possível. Queremos saber como os candidatos se comportam num ambiente que simula uma discussão habitual entre duas pessoas, sem controle de quem tem a palavra. Para provar que são a melhor escolha entre os concorrentes, os candidatos precisarão saber o quanto falar, mas também o quanto ouvir", explica Ricardo Sabbag, coordenador de jornalismo da Gazeta do Povo.
Leia mais sobre as Eleições 2022 no Paraná
Nesta sexta-feira (2) a equipe da Gazeta do Povo e seu departamento jurídico estiveram reunidos com os representantes dos candidatos para apresentar o formato do debate e discutir as regras do encontro. Os oito convidados enviaram representantes à reunião.
O debate acontece às 20 horas do dia 26 e será transmitido, ao vivo, na página da Gazeta do Povo e no canal do jornal no Youtube.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia