Nas últimas peças do horário eleitoral gratuito para candidatos a governadores, veiculadas na noite da quarta-feira (28), o apelo final ao povo paranaense teve Lula, foco em indecisos e em mulheres e até mesmo um sinal de pretensões maiores por um dos que tentam a cobiçada vaga ao Palácio Iguaçu.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
No programa de Ratinho Junior (PSD), o candidato à reeleição martelou na continuidade e citou que o povo não quer a volta à “velha política”. Com mais de 60% do tempo total, ele reforçou seu caráter realizador, com “obras retiradas do papel”.
“Agradeço por ter acreditado em um pé-vermelho quatro anos atrás”, disse o representante da chapa A Mudança Não Para. Pra Frente Paraná, que marcou que quer um estado “sem extremos, abençoado pela paz”.
O candidato também apontou sutilmente uma direção que pode indicar um olhar nacional, quando disse que “entrei na política para fazer do Paraná um exemplo do que o Brasil pode e merece ser”.
Com o segundo maior tempo de tevê, no programa do candidato Roberto Requião (PT) a primeira fala convidava o telespectador a uma reflexão: “se você acha que sua vida melhorou nos últimos quatro anos, então vote no Ratinho Junior”, diz a atriz Guta Stresser.
“Enfrentei o mais enganoso dos adversários, o tempo todo Ratinho tentou encobrir os graves problemas enfrentados pela nossa gente”, disse Requião, que compõe a chapa Federação Brasil da Esperança - Fe Brasil.
Saiba tudo sobre as eleições no Paraná
Requião trouxe um aliado para o último programa: o presidenciável Lula, do mesmo partido, em um esforço para puxar votos de quem está decidido a votar no líder petista.
O último programa do Psol fortaleceu a conexão da candidata Professora Ângela Machado com as mulheres, que afirmou: “no dia 3 de outubro, vote em uma feminista para governadora”. A peça da Federação Psol/Rede terminou com um coro feminino que entoou as frases “Ratinho, não! Bolsonaro, nunca mais”.
Por fim, o candidato Ricardo Gomyde, do PDT, focou em quem está indeciso porque “pensa em voltar ao ex, porque não gosta do atual, ou pensa no atual, porque não gosta do ex” e se colocou mais uma vez como terceira via para tentar chegar ao segundo turno.
A propaganda eleitoral gratuita, mas apenas para presidenciáveis, segue até esta quinta-feira (29) veiculada nas emissoras de rádio e televisão que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de tevê por assinatura administrados pelo Senado Federal, pela Câmara dos Deputados, pelas Assembleias Legislativas, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal e pelas Câmaras Municipais.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião