O candidato à presidência da República pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), Luiz Inácio Lula da Silva, foi o mais votado em 35% dos municípios do Paraná no primeiro turno das eleições. Foram 140 das 399 cidades do Estado que deram vitória ao petista. Em apenas 20% das localidades paranaenses, Lula teve mais de 60% dos votos. O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), ficou na frente em 259 municípios paranaenses, sendo que em 52 deles recebeu mais de 60% dos votos.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A maioria dos votos para Lula vieram de municípios pequenos e pouco desenvolvidos, especialmente das regiões Centro-Sul, Vale do Ribeira e Sudoeste. Grande parte dos municípios que votaram prioritariamente em Lula têm em comum a presença marcante da agricultura familiar, do associativismo e de assentamentos rurais organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
De todas as cidades onde Lula ficou à frente de Jair Bolsonaro, a maior em número de eleitores é Dois Vizinhos, no Sudoeste. O município tem 32.629 eleitores e a diferença de votos entre os dois presidenciáveis foi bem pequena: 48,17% votaram no petista e 47,09% no presidente candidato à reeleição pelo PL. O segundo maior município em votantes que deu vitória a Lula no último domingo foi Palmas, também no Sudoeste. Dos 32.150 eleitores, 54,04% votaram no candidato do PT e 41,46% em Bolsonaro. Todos os demais municípios que votaram prioritariamente em Lula no primeiro turno têm menos de 30 mil eleitores.
Saiba tudo sobre as eleições no Paraná
O município que proporcionalmente mais votos deu ao candidato do PT foi Pinhal de São Bento, no Sudoeste, um dos menores do Paraná, com apenas 2.737 habitantes. O petista recebeu 1.337 votos, o que representa 70,18% dos eleitores. A cidade fica a cerca de 40 quilômetros da fronteira do Brasil com a Argentina. O prefeito, Paulo Falcade, é do PSD, mesmo partido do governador reeleito do Paraná, Ratinho Junior, que apoia Jair Bolsonaro (PL) na disputa à presidência da República.
Os outros municípios paranaenses que deram mais de 60% de votos a Lula são: Rio Bonito do Iguaçu, Manfrinópolis, Laranjal, Jardim Olinda, Goioxim, Foz do Jordão, Campina do Simão, Nota Tebas e Itaúna do Sul.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião