• Carregando...
No primeiro turno, Lula venceu Bolsonaro em 35% dos municípios do Paraná
No primeiro turno, Lula venceu Bolsonaro em 35% dos municípios do Paraná| Foto: Infografia Gazeta do Povo

O candidato à presidência da República pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), Luiz Inácio Lula da Silva, foi o mais votado em 35% dos municípios do Paraná no primeiro turno das eleições. Foram 140 das 399 cidades do Estado que deram vitória ao petista. Em apenas 20% das localidades paranaenses, Lula teve mais de 60% dos votos. O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), ficou na frente em 259 municípios paranaenses, sendo que em 52 deles recebeu mais de 60% dos votos.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A maioria dos votos para Lula vieram de municípios pequenos e pouco desenvolvidos, especialmente das regiões Centro-Sul, Vale do Ribeira e Sudoeste. Grande parte dos municípios que votaram prioritariamente em Lula têm em comum a presença marcante da agricultura familiar, do associativismo e de assentamentos rurais organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

De todas as cidades onde Lula ficou à frente de Jair Bolsonaro, a maior em número de eleitores é Dois Vizinhos, no Sudoeste. O município tem 32.629 eleitores e a diferença de votos entre os dois presidenciáveis foi bem pequena: 48,17% votaram no petista e 47,09% no presidente candidato à reeleição pelo PL. O segundo maior município em votantes que deu vitória a Lula no último domingo foi Palmas, também no Sudoeste. Dos 32.150 eleitores, 54,04% votaram no candidato do PT e 41,46% em Bolsonaro. Todos os demais municípios  que votaram prioritariamente em Lula no primeiro turno têm menos de 30 mil eleitores.

Saiba tudo sobre as eleições no Paraná

O município que proporcionalmente mais votos deu ao candidato do PT foi Pinhal de São Bento, no Sudoeste, um dos menores do Paraná, com apenas 2.737 habitantes. O petista recebeu 1.337 votos, o que representa 70,18% dos eleitores. A cidade fica a cerca de 40 quilômetros da fronteira do Brasil com a Argentina. O prefeito, Paulo Falcade, é do PSD, mesmo partido do governador reeleito do Paraná, Ratinho Junior, que apoia Jair Bolsonaro (PL) na disputa à presidência da República.

Os outros municípios paranaenses que deram mais de 60% de votos a Lula são: Rio Bonito do Iguaçu, Manfrinópolis, Laranjal, Jardim Olinda, Goioxim, Foz do Jordão, Campina do Simão, Nota Tebas e Itaúna do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]