A primeira semana de campanha de Ricardo Gomyde, candidato do PDT ao governo do Paraná, deu o tom de algumas de suas principais bandeiras: a defesa das estatais contra a privatização e a redução do preço do pedágio.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Na terça-feira (16), o candidato participou do ato nacional contra a privatização da Petrobras e por direitos dos petroleiros, realizado na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária. O evento marcou o posicionamento dos petroleiros na luta contra o propósito do atual governo federal de privatizar a unidade da refinaria no Paraná.
No Twitter, o candidato escreveu: “grande encontro em defesa da nossa Petrobras e da soberania nacional”. A candidata a vice-governadora na chapa, Eliza Ferreira, também participou.
Saiba tudo sobre as eleições no Paraná
Ainda na linha da defesa das estatais, o candidato do PDT prestigiou o lançamento, na Assembleia Legislativa, do livro "A Copel é nossa". A obra é de autoria do engenheiro eletricista e professor Sérgio Gomes e relata a luta da população contra a privatização da Copel.
Pedágio a R$ 5
Em entrevista ao jornal Band Cidade, na noite de quinta-feira (18), Ricardo Gomyde defendeu o pedágio a R$ 5. Ele disse que a tarifa pode ter esse valor se forem seguidos os modelos de conservação e manutenção, adotados nos estados de Santa Catarina e São Paulo. Segundo ele, é o que aponta um estudo feito pela Universidade Federal do Paraná e pela Assembleia Legislativa do Paraná.
Ainda sobre o tema, Gomyde teceu críticas a adversários na disputa ao Palácio Iguaçu, Ratinho Junior (PSD) e Roberto Requião (PT). “Governos anteriores prometeram que o pedágio baixaria ou acabaria, o que não aconteceu. O atual governo teve a oportunidade de mudar o formato com o fim dos contratos e nada fez. Temos a oportunidade agora de atender a um antigo sonho dos paranaenses, que é poder trafegar nas estradas a um preço justo e deixar mais barato o escoamento da nossa produção pelo Porto de Paranaguá”, destacou Gomyde na entrevista.
Ele falou também que o PDT é o partido mais ligado à educação. “Tivemos o Leonel Brizola, criador dos CIEPs [Centros Estaduais de Educação Profissional]; Darci Ribeiro, que relatou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação; a gestão de Gustavo Fruet em Curitiba, que elevou o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] da capital, e a de Paulo McDonald, em Foz do Iguaçu, que elevou a cidade ao segundo maior Ideb do país”, pontuou.
Agenda de Gomyde pelo interior
Neste fim de semana (19 e 20/8), a agenda de Gomyde é pelo interior do Paraná. Em Maringá, na sexta-feira, o candidato pedetista apresentou o programa de governo, o Projeto Paraná, aos candidatos da região. Também visitou a cooperativa Cocamar e fez uma caminhada pela Avenida Brasil, no centro da cidade.
Neste sábado, em Cascavel, fala sobre o Projeto Paraná aos candidatos da região Oeste. Também concede entrevista à Catve e participa do podcast de Pablo Jamilk.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião