A primeira semana de campanha de Ricardo Gomyde, candidato do PDT ao governo do Paraná, deu o tom de algumas de suas principais bandeiras: a defesa das estatais contra a privatização e a redução do preço do pedágio.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Na terça-feira (16), o candidato participou do ato nacional contra a privatização da Petrobras e por direitos dos petroleiros, realizado na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária. O evento marcou o posicionamento dos petroleiros na luta contra o propósito do atual governo federal de privatizar a unidade da refinaria no Paraná.
No Twitter, o candidato escreveu: “grande encontro em defesa da nossa Petrobras e da soberania nacional”. A candidata a vice-governadora na chapa, Eliza Ferreira, também participou.
Saiba tudo sobre as eleições no Paraná
Ainda na linha da defesa das estatais, o candidato do PDT prestigiou o lançamento, na Assembleia Legislativa, do livro "A Copel é nossa". A obra é de autoria do engenheiro eletricista e professor Sérgio Gomes e relata a luta da população contra a privatização da Copel.
Pedágio a R$ 5
Em entrevista ao jornal Band Cidade, na noite de quinta-feira (18), Ricardo Gomyde defendeu o pedágio a R$ 5. Ele disse que a tarifa pode ter esse valor se forem seguidos os modelos de conservação e manutenção, adotados nos estados de Santa Catarina e São Paulo. Segundo ele, é o que aponta um estudo feito pela Universidade Federal do Paraná e pela Assembleia Legislativa do Paraná.
Ainda sobre o tema, Gomyde teceu críticas a adversários na disputa ao Palácio Iguaçu, Ratinho Junior (PSD) e Roberto Requião (PT). “Governos anteriores prometeram que o pedágio baixaria ou acabaria, o que não aconteceu. O atual governo teve a oportunidade de mudar o formato com o fim dos contratos e nada fez. Temos a oportunidade agora de atender a um antigo sonho dos paranaenses, que é poder trafegar nas estradas a um preço justo e deixar mais barato o escoamento da nossa produção pelo Porto de Paranaguá”, destacou Gomyde na entrevista.
Ele falou também que o PDT é o partido mais ligado à educação. “Tivemos o Leonel Brizola, criador dos CIEPs [Centros Estaduais de Educação Profissional]; Darci Ribeiro, que relatou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação; a gestão de Gustavo Fruet em Curitiba, que elevou o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] da capital, e a de Paulo McDonald, em Foz do Iguaçu, que elevou a cidade ao segundo maior Ideb do país”, pontuou.
Agenda de Gomyde pelo interior
Neste fim de semana (19 e 20/8), a agenda de Gomyde é pelo interior do Paraná. Em Maringá, na sexta-feira, o candidato pedetista apresentou o programa de governo, o Projeto Paraná, aos candidatos da região. Também visitou a cooperativa Cocamar e fez uma caminhada pela Avenida Brasil, no centro da cidade.
Neste sábado, em Cascavel, fala sobre o Projeto Paraná aos candidatos da região Oeste. Também concede entrevista à Catve e participa do podcast de Pablo Jamilk.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia