Carlos Eduardo Saboia Gomes, que terá o nome da urna Dr. Saboia, foi definido o candidato a senador do Paraná pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN). O pedido foi protocolado pelo partido nesta segunda-feira (15) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), junto com a candidatura de Solange Ferreira Bueno ao governo do estado.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
De Rio Negro, no Sudeste paranaense, Dr. Saboia é médico e participou de diversas eleições, sempre pelo mesmo partido, desde 2006, quando concorreu a deputado federal. Por três vezes concorreu a vereador por Maringá, quando se elegeu em 2008. Em 2012 entrou como suplente e, em 2016, não conseguiu se eleger novamente. Junto a sua candidatura, foram protocoladas as de seus 1º e 2º suplentes, respectivamente Clovis Pires dos Santos e Gisele Mara Durigan.
O candidato declarou ao TSE ter R$ 2 milhões em bens como terras, uma casa, depósitos e participações societárias.
O limite legal de gastos para a campanha informado foi de R$ 4,4 milhões. Os candidatos ainda aguardam julgamento para terem as candidaturas efetivadas, e a data-limite para essa manifestação do TSE é 12 de setembro.
Saiba tudo sobre as Eleições 2022 no Paraná
Dez candidatos ao senado buscam registro
São dez os candidatos ao senado no Paraná que buscaram registro ao TSE. Além de Dr. Saboia (PMN), são eles Alvaro Dias (Podemos), Desiree Salgado (PDT), Paulo Martins (PL), Rosane Ferreira (PV), Sergio Moro (União Brasil), Aline Sleutjes (Pros), Laerson Matias (Psol), Orlando Pessuti (MDB) e Roberto Junior (PCO).
Para a disputa ao Palácio Iguaçu, já tiveram candidatura protocolada Roberto Requião (PT), Ivan Bernardo (PSTU), Ratinho Junior (PSD), Ricardo Gomyde (PDT), Professora Angela (Psol), Joni Correia (DC), Adriano Teixeira (PCO), Vivi Motta (PCB) e Solange Bueno (PMN). O prazo final para registro é nesta segunda-feira (15).
Já para o cargo de deputado federal pelo Paraná, até o momento 626 pessoas solicitaram registro de candidatura, enquanto 775 fizeram o pedido de registro para concorrer a deputado estadual.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares