Formado em medicina veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Orlando Pessuti ingressou na política em 1982. Naquele ano, foi eleito deputado estadual pelo MDB, partido ao qual está filiado desde a sua fundação, há 56 anos.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Foi reeleito para o mesmo cargo por mais quatro legislaturas consecutivas. Como deputado estadual constituinte, participou da elaboração da Constituição do Paraná, nos anos de 1988 e 1989. Foi relator-geral da Comissão Especial da Lei Orgânica dos Municípios em 1985.
Presidiu a Assembleia Legislativa entre 1993 e 1995. Foi vice-governador do Paraná por dois mandatos, de janeiro de 2003 a março de 2009, acumulando o cargo de secretário estadual da Agricultura durante os primeiros quatro anos deste período. Em abril de 2010, assumiu o cargo de governador do Paraná, após Roberto Requião se licenciar do cargo para concorrer ao Senado.
Saiba tudo sobre as eleições no Paraná
Ao deixar o governo, Pessuti integrou os conselhos de Administração do BNDES e da Itaipu Binacional. Em 2015, ingressou na diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), onde exerceu os cargos de diretor-administrativo, vice-presidente e diretor-presidente.
Demandas do agronegócio como prioridade
Pela forte ligação com o campo, pela formação como veterinário e por ter iniciado a carreira profissional, em 1979, como extensionista da antiga Emater-Paraná (hoje IDR), Pessuti sempre militou pelas causas do agronegócio. Presidiu o Bloco Parlamentar Agropecuário, criado na Assembleia Legislativa para defender os interesses dos produtores rurais.
Também presidiu a Comissão de Agricultura da Assembleia. Em 2001, esteve à frente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Alimentos - conhecida como CPI do Leite -, que investigou suspeitas de fraudes na inspeção sanitária e formação de cartel por parte dos varejistas. A CPI acabou resultando, dois anos mais tarde, na criação do programa Leite das Crianças, de combate à desnutrição infantil, que existe até hoje.
O interesse pela política e pela vida pública começou com Pessuti ainda bem jovem, durante a vida estudantil. Foi presidente da Casa do Estudante Universitário de 1977 a 1978. Mais tarde presidiu o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (de 1987 a 1990).
Atualmente, Pessuti participa da reestruturação do MDB no Paraná. Em fevereiro de 2022, assumiu a presidência da filial paranaense da Fundação Ulysses Guimarães, instituição responsável pela formação dos filiados e militantes do MDB em todo o país. A intenção ao se candidatar ao Senado é “seguir a trajetória na vida pública defendendo os interesses do estado no âmbito federal”.
Orlando Pessuti nasceu em Califórnia, na época município de Apucarana (PR), no dia 10 de março de 1953. Filho de Natal Pessuti e Idalina Pinese, é casado com Regina Fischer Pessuti. Tem três filhos e cinco netos.
Perfil do candidato
- Nome: Orlando Pessuti
- Número de urna: 155
- Partido: MDB
- Idade: 69
- Data de nascimento: 10/3/1953
- Ocupação: médico veterinário
- Grau de Instrução: superior
- Estado Civil: casado
- Município de nascimento: Califórnia (PR)
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Presidente sul-coreano declara lei marcial contra ameaça comunista; Parlamento vota pela revogação da medida
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião