Deputado federal em segundo mandato, o candidato paranaense ao Senado Paulo Martins (PL) tornou-se figura-chave na relação entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador candidato à reeleição Ratinho Junior (PSD).
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Escolha do presidente para a disputa pelo cargo no Paraná, Paulo Martins recebeu apoio declarado de Ratinho, mesmo entre tantos concorrentes ao Senado na coligação do governador.
Pelo atual mandato, Paulo Martins presidiu a comissão da PEC do Voto Impresso, proposta que acabou derrotada no plenário da Câmara. Ao debate eleitoral e ao Senado, se eleito, o candidato deve levar as pautas conservadoras e uma postura liberal em temas econômicos.
Conhecido por ter apresentado emenda à reforma trabalhista que tornou o imposto sindical facultativo, afirma que será “oposição ferrenha” caso Lula (PT) seja eleito presidente. Outro foco da campanha será a “busca de garantias constitucionais”. Segundo Paulo Martins, seu mandato poderia ajudar a restabelecer um "equilíbrio entre poderes no Senado".
"A gente vê um esgarçamento da nossa estrutura jurídica e não adianta ficar falando em busca do interesse do estado, antes disso é preciso ir em busca de segurança jurídica, o que só teremos com equilíbrio entre os poderes”, disse ele à Gazeta do Povo.
Saiba tudo sobre as eleições 2022 no Paraná
Paulo Martins é jornalista e ingressou na vida pública após ganhar destaque como comentarista político na Rede Massa – retransmissora do SBT no Paraná e que pertence ao empresário Carlos Massa, pai do governador Ratinho Junior.
Ex-membro do Movimento Brasil Livre (MBL), Paulo Martins disputou as eleições de 2014 pelo PSC – mesmo partido do então candidato a deputado estadual Ratinho Junior, ficando com a quarta-suplência da coligação. Tomou posse em março de 2016, com a saída de alguns deputados para exercerem cargos no governo do estado.
Trocou o PSC pelo PSDB, do então governador Beto Richa, mas voltou para seu primeiro partido para disputar as eleições de 2018, quando foi reeleito com 118.754 votos.
Ficha do candidato
- Nome: Paulo Martins
- Número na urna: 222
- Suplentes: Franciane Micheletto (primeira) e Juarez Luiz Berté (segundo)
- Partido: PL
- Idade: 41 anos
- Data de nascimento: 20/04/1981
- Ocupação: Jornalista
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Presidente Venceslau/ SP
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa