Levantando bandeiras contra o machismo e a favor da valorização dos professores, Angela Alves Machado (PSOL) disputa o governo paranaense pela primeira vez. A professora ficou conhecida após a Batalha do Centro Cívico, quando foi fotografada diante do Batalhão de Choque da Polícia Militar em 29 de abril de 2015, em meio ao protesto de servidores estaduais em frente à Assembleia Legislativa que acabou com disparos de balas de borracha e bombas de gás. Ela concorreu ao cargo de vereadora de Curitiba nas duas eleições seguintes, mas não foi eleita.
Receba notícias do Paraná pelo seu WhatsApp
Professora Angela é docente na rede pública estadual do Paraná há 24 anos e possui formação em História. A candidata tem 45 anos, nasceu em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), é casada e mãe de três filhos. Ela participa de diversas ações contra o machismo, atua como educadora na RMC e dá aulas gratuitas para jovens da periferia.
Saiba tudo sobre as eleições 2022 no Paraná.
Apesar do gosto pela política desde a juventude, foram cenas que viveu em abril de 2015 que fizeram a educadora ingressar nas disputas eleitorais. “Foi um divisor de águas na minha vida”, disse em entrevista à Gazeta do Povo, em 2016. “Vi que não podia abandonar minha militância na educação”, completou.
Entre as pautas que a candidata do PSOL defende estão a desmilitarização da polícia e da política, o fim do pedágio e a revogação do acordo entre governo estadual e Unicesumar para implantação do novo modelo do Ensino Médio.
Professora Angela também busca um governo baseado na mobilização da população trabalhadora com o objetivo de combater o preconceito contra minorias, o racismo e a LGBTfobia. Segundo ela, seu principal concorrente é o atual governador Ratinho Junior (PSD) devido ao alinhamento do gestor com o presidente Jair Bolsonaro. “Antítese do que queremos”, disse à Gazeta do Povo ao apresentar-se como alternativa de esquerda para governar o Paraná.
A docente participa da organização do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e foi escolhida para disputar o Palácio Iguaçu em nome do PSOL e da Rede Sustentabilidade, que formaram uma federação para as eleições de 2022.
Perfil da candidata
- Nome: Angela Alves Machado
- Número de urna: 50
- Vice: Sergio Nakatani
- Partido: PSOL
- Idade: 45
- Data de nascimento: 11/07/1977
- Ocupação: Professora
- Grau de Instrução: Superior
- Estado Civil: Casada
- Município de nascimento: São José dos Pinhais
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias