Com o objetivo de apresentar um programa de lutas para a classe trabalhadora, o professor Roberto França é o candidato do Partido da Causa Operária (PCO) à cadeira do Paraná ao Senado. Natural de São Paulo, ele tem 45 anos, é especialista em política internacional e disputa um cargo eletivo pela primeira vez.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Roberto França já lecionou para o Ensino Médio, mas hoje atua somente no Ensino Superior, com aulas de Economia e Geopolítica para estudantes de Geografia e Antropologia. Ele também é redator no Jornal Causa Operária e escreve uma coluna semanal para o Diário Causa Operária. O candidato é natural de São Paulo, casado e tem uma filha de 12 anos.
Saiba tudo sobre as Eleições 2022 no Paraná
Segundo ele, seu interesse pela política começou em 1998, quando ingressou no curso de Geografia e decidiu participar do movimento estudantil. “Eu ainda não tinha nenhuma ideologia definida, mas já estava em contato com os partidos”, recorda o paulista, que se envolveu na política partidária somente duas décadas depois, em 2018.
Integrante do PCO, as principais pautas que defende são focadas nos trabalhadores. Por isso, luta pela revogação da Reforma Trabalhista e de todas as privatizações já realizadas no país.
Roberto França foi escolhido como representante do partido durante convenção em 31 de julho e solicitou registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. Agora, aguarda julgamento do pedido até 12 de setembro, data final para deferimento das candidaturas pela Justiça Eleitoral.
Perfil do candidato
- Nome: Roberto França da Silva Junior
- Número de urna: 290
- Suplentes: Gilson Mezaroba e Antonio Gariza
- Partido: PCO
- Idade: 45
- Data de nascimento: 26/01/1977
- Ocupação: Professor de ensino superior
- Grau de Instrução: Doutorado
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: São Paulo/SP
Governo recua e revoga ato da Receita Federal sobre fiscalização do Pix
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo que envolve libertação de reféns
Governo do Tocantins vive crise política deflagrada após investigações da Polícia Civil