Sergio Nakatani nasceu no dia 24 de março de 1962, em Santana do Itararé, no Norte pioneiro do estado. Aos 17 anos, mudou-se para Curitiba com o irmão mais velho para estudar. Entre 2012-13 deu os primeiros passos na política ao ingressar no Partido Humanista da Solidariedade (PHS). Em 2014, Nakatani participou da fundação do Rede Sustentabilidade no Paraná, partido pelo qual disputa o cargo de vice-governador na dobradinha Psol-Rede. A chapa é encabeçada pela Professora Angela (Psol).
Receba as notícias do Paraná no WhatsApp
Sergio viveu até os 17 anos em Santana do Iatararé. A vida no campo era com agenda cheia para os irmão Nakatani. Eles acordavam às seis da manhã para ir à escola. À tarde ajudavam os pais no cuidado com os animais e com as plantações de café, arroz, feijão, milho e outros cereais.
Fique por dentro das eleições 2022 no Paraná
Vinda para Curitiba
Em 1979, aos 17 anos, Sergio e Osvaldo juntaram algumas peças de roupa e um bocado de coragem e mudaram para Curitiba para estudar. Na capital, o primeiro endereço foi um quarto de pensão que dividia com o irmão no Centro. “A maior dificuldade nessa época foi não conhecer ninguém e conseguir o primeiro emprego, em razão de eu ser menor de idade”, contou o candidato. Mas não demorou muito para aparecer a primeira oportunidade como estoquista.
Um ano depois, um pouco mais adaptado à rotina da capital, Sergio passou no vestibular para o curso de Ciências Contábeis, na FAE. Os primeiros meses da rotina de Sergio em Curitiba representam o roteiro da maioria dos jovens: conciliar estudo e trabalho. “Foi um período corrido já que trabalhava durante o dia e estudava à noite”, disse.
Nesse período o candidato trabalhou como bancário e empresário na área de telecomunicações. Em 2001, Sergio decidiu cursar Direito, desta vez na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Primeiros passos na política
Foi somente entre 2012-13 que Sergio deu os primeiros passos na política ao ingressar no Partido Humanista da Solidariedade (PHS). No ano seguinte, já habituado aos movimentos políticos, ajudou a fundar o Rede Sustentabilidade no Paraná, partido ao qual está filiado até hoje. “Entrei na política por influência de amigos e também por entender ser possível contribuir na gestão pública, pela experiência adquirida na minha vida profissional e atividades sociais que vinham realizando há décadas”.
“Não concordo com o extremismo, precisamos de desenvolvimento econômico, mas não deve prosperar o capitalismo selvagem, é necessário desenvolvimento econômico com distribuição justa de renda, ou seja, promover uma justiça social duradouro de longo prazo, e não somente assistencialismo imediatista ou até eleitoreiro”.
Para ele, o principal desafio dessa campanha é apresentar uma alternativa de governo de Estado ética, focada na justiça social. “E também apresentar uma proposta para promover o desenvolvimento econômico, a reconfiguração do sistema fiscal para atender as demandas sociais, ambientais e climáticas e garantir o financiamento das políticas públicas”, disse.
Sergio reside em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, com sua esposa Eunice Eiko Nakatani, com quem é casado desde 1989. Tem três filhos Fabiana, Alessandro e Anderson. A família Nakatani tem a companhia de cinco cachorros, todos adotados.
Perfil do candidato
- Nome: Sergio Nakatani
- Federação: Psol/Rede
- Cargo: Vice-governador
- Número de urna: 50
- Partido: Rede
- Idade: 60 anos
- Data de nascimento: 24/3/1962
- Ocupação: Advogado
- Grau de Instrução: Superior Completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Santana do Itararé
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Deixe sua opinião