Sergio Nakatani nasceu no dia 24 de março de 1962, em Santana do Itararé, no Norte pioneiro do estado. Aos 17 anos, mudou-se para Curitiba com o irmão mais velho para estudar. Entre 2012-13 deu os primeiros passos na política ao ingressar no Partido Humanista da Solidariedade (PHS). Em 2014, Nakatani participou da fundação do Rede Sustentabilidade no Paraná, partido pelo qual disputa o cargo de vice-governador na dobradinha Psol-Rede. A chapa é encabeçada pela Professora Angela (Psol).
Receba as notícias do Paraná no WhatsApp
Sergio viveu até os 17 anos em Santana do Iatararé. A vida no campo era com agenda cheia para os irmão Nakatani. Eles acordavam às seis da manhã para ir à escola. À tarde ajudavam os pais no cuidado com os animais e com as plantações de café, arroz, feijão, milho e outros cereais.
Fique por dentro das eleições 2022 no Paraná
Vinda para Curitiba
Em 1979, aos 17 anos, Sergio e Osvaldo juntaram algumas peças de roupa e um bocado de coragem e mudaram para Curitiba para estudar. Na capital, o primeiro endereço foi um quarto de pensão que dividia com o irmão no Centro. “A maior dificuldade nessa época foi não conhecer ninguém e conseguir o primeiro emprego, em razão de eu ser menor de idade”, contou o candidato. Mas não demorou muito para aparecer a primeira oportunidade como estoquista.
Um ano depois, um pouco mais adaptado à rotina da capital, Sergio passou no vestibular para o curso de Ciências Contábeis, na FAE. Os primeiros meses da rotina de Sergio em Curitiba representam o roteiro da maioria dos jovens: conciliar estudo e trabalho. “Foi um período corrido já que trabalhava durante o dia e estudava à noite”, disse.
Nesse período o candidato trabalhou como bancário e empresário na área de telecomunicações. Em 2001, Sergio decidiu cursar Direito, desta vez na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Primeiros passos na política
Foi somente entre 2012-13 que Sergio deu os primeiros passos na política ao ingressar no Partido Humanista da Solidariedade (PHS). No ano seguinte, já habituado aos movimentos políticos, ajudou a fundar o Rede Sustentabilidade no Paraná, partido ao qual está filiado até hoje. “Entrei na política por influência de amigos e também por entender ser possível contribuir na gestão pública, pela experiência adquirida na minha vida profissional e atividades sociais que vinham realizando há décadas”.
“Não concordo com o extremismo, precisamos de desenvolvimento econômico, mas não deve prosperar o capitalismo selvagem, é necessário desenvolvimento econômico com distribuição justa de renda, ou seja, promover uma justiça social duradouro de longo prazo, e não somente assistencialismo imediatista ou até eleitoreiro”.
Para ele, o principal desafio dessa campanha é apresentar uma alternativa de governo de Estado ética, focada na justiça social. “E também apresentar uma proposta para promover o desenvolvimento econômico, a reconfiguração do sistema fiscal para atender as demandas sociais, ambientais e climáticas e garantir o financiamento das políticas públicas”, disse.
Sergio reside em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, com sua esposa Eunice Eiko Nakatani, com quem é casado desde 1989. Tem três filhos Fabiana, Alessandro e Anderson. A família Nakatani tem a companhia de cinco cachorros, todos adotados.
Perfil do candidato
- Nome: Sergio Nakatani
- Federação: Psol/Rede
- Cargo: Vice-governador
- Número de urna: 50
- Partido: Rede
- Idade: 60 anos
- Data de nascimento: 24/3/1962
- Ocupação: Advogado
- Grau de Instrução: Superior Completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Santana do Itararé
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias