Em defesa das mulheres, do comunismo e do fim da LGBTfobia, Vivi Motta (PCB) disputa o governo do Paraná pela primeira vez. Ela tem 31 anos e atua desde a adolescência a favor da juventude e da classe trabalhadora. Sua primeira ação de militância ocorreu durante as manifestações pelo passe livre estudantil em sua terra natal: Cuiabá, no Mato Grosso, em 2004. Ela tinha 15 anos.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Durante sua trajetória como estudante, Viviane Motta Dias Neves lutou pelos direitos dos alunos da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), foi Coordenadora Geral do Diretório Central dos Estudantes e se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Ela concluiu o curso de Ciências Sociais e atualmente estuda Psicologia.
Vivi também já trabalhou como professora de Sociologia na rede estadual de ensino no Paraná, mas decidiu dedicar-se à militância política. Agora, concorre ao Palácio Iguaçu com o objetivo de “organizar a classe trabalhadora” e construir um “Poder Popular e o Socialismo”.
Saiba tudo sobre as eleições 2022 no Paraná
Entre suas principais propostas estão a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem diminuir a remuneração, isenção de impostos e taxas para quem ganha até cinco salários mínimos, ampliação da licença maternidade e estatização de empresas como Sanepar e Copel. Além disso, ela defende a legalização do aborto, o fim das provas de vestibular e a estatização das universidades privadas.
Segundo ela, seus maiores adversários durante a campanha são “os grandes empresários, os latifundiários e a burguesia brasileira”, que regem o poder político na sociedade capitalista. Então, “esperamos que, nessas eleições, os trabalhadores paranaenses saiam fortalecidos e cada vez mais organizados para a construção do Poder Popular”, diz.
Vivi foi escolhida como representante do PCB durante convenção do partido realizada em 29 de julho e solicitou registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última semana. Agora, aguarda julgamento do pedido até 12 de setembro, data final para deferimento das candidaturas pelo TSE.
Perfil da candidata
- Nome: Viviane Motta Dias Neves
- Número de urna: 21
- Vice: Diego Jilson Lemes Valdez
- Partido: PCB
- Idade: 31
- Data de nascimento: 11/08/1991
- Ocupação: Professora e estudante
- Grau de Instrução: Ensino Superior
- Estado Civil: Casada
- Município de nascimento: Cuiabá - MT
Deixe sua opinião