• Carregando...
Propaganda de Bolsonaro na TV reforça imagem de Lula como condenado pela Justiça
Propaganda resgata falas de âncoras de TV que narraram os desdobramentos dos processos em que Lula foi condenado. Delações e depoimentos também foram veiculados| Foto: Reprodução

A menos de três semanas do primeiro turno das eleições, a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) busca reforçar a imagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como tendo sido condenado pela Justiça por envolvimento em corrupção.

A propaganda veiculada no horário eleitoral gratuito na noite desta quinta-feira (15) trouxe trechos de falas de âncoras e analistas de grandes veículos de comunicação na época em que narraram os desdobramentos dos processos nos quais Lula foi julgado e condenado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. “A condenação de Lula no caso do triplex está confirmada por três instâncias da Justiça”, diz uma das âncoras.

Em outro momento, o vídeo exibe um trecho da delação de Antônio Palocci, ex-ministro da Fazenda durante o governo Lula, que em 2017 imputou crimes de corrupção ao ex-presidente e afirmou que o partido recebeu dinheiro de propina para financiar campanhas eleitorais.

Também é veiculado trecho de depoimento do empreiteiro Marcelo Odebrecht ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também em 2017, no qual ele declara que colocou R$ 300 milhões à disposição do PT entre 2008 e 2014.

Em seguida, a propaganda exibe uma fala de Lula durante o debate presidencial realizado na TV Bandeirantes no final de agosto, em que o petista afirma que foi julgado pela Justiça e considerado inocente. “Não, não foi. A pior e maior mentira desta eleição é dizer que Lula foi inocentado”, diz a locução da peça.

Entrevistas de juristas à televisão também foram resgatadas e inseridas na propaganda. Um dos trechos exibidos é de uma entrevista do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. “O Supremo não o inocentou. O Supremo aceitou a nulidade dos processos-crime, o que implica o retorno à fase anterior, à fase inicial”, afirmou o ex-ministro na ocasião.

“Foi isso o que aconteceu com Lula. O processo mudou de lugar, mas a verdade, essa não muda. Como você viu, Lula está mentindo. Ele não foi inocentado”, encerra a locução da propaganda de Bolsonaro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]