![Pablo Marçal](https://media.gazetadopovo.com.br/2022/08/04102044/pablo-marcal-1-foto-ben-e-carol-noel-divulgacao-660x372.jpg)
Em uma decisão tomada quase no apagar das luzes desta quarta-feira (3), às 22h46, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconduziu Marcus Holanda à presidência do Pros, que tem o empresário e coach Pablo Marçal como candidato ao Palácio do Planalto. Veja a íntegra da decisão, em PDF.
É uma reviravolta de uma disputa interna do partido que começou ainda em março deste ano. Isso porque Eurípedes Júnior, um dos fundadores da legenda, estava afastado da chefia e foi reconduzido pela justiça no último domingo (31), logo após oficializar Pablo Marçal como candidato à presidência. Após reassumir a presidência do Pros, Eurípedes declarou, nesta quarta, apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Holanda, que foi eleito presidente do Pros em 2020, ingressou com um recurso na justiça para retomar ao cargo e teve uma decisão favorável do ministro Antonio Carlos Ferreira, do STJ, na noite desta quarta (4).
Em nota enviada à Gazeta do Povo, Marcus Holanda comemorou a decisão e reforçou a disputa à presidência da República neste ano. “Vamos continuar o nosso planejamento de recriar o partido com seriedade e transparência dando oportunidade para mais de 1.500 candidatos em todos os cargos inclusive o de presidência da República com Pablo Marçal”, disse.
A reportagem tenta contato com Eurípedes Júnior sobre a decisão, que pode frustrar os planos de oficializar o apoio à Lula em uma nova convenção na sexta-feira (5).
O que diz a decisão
“Não se ignora os impressionantes argumentos deduzidos pela parte que requereu a tutela de urgência nestes autos, calcados em supostas irregularidades praticadas nos procedimentos administrativos e até mesmo nas instâncias ordinárias da esfera judicial, objeto de procedimentos que visam a apurar a isenção dos órgãos que examinaram a questão controvertida. Tem-se, contudo, alegações que ainda pendem do exame das instâncias precedentes, carecendo o STJ da competência para apreciá-las desde logo, sob pena de qualificar supressão de instância”, escreveu o ministro Ferreira em sua decisão.
Com essa nova reviravolta, Pablo Marçal segue na disputa ao Palácio do Planalto. Durante o dia, ele prometeu fazer uma espécie de “renúncia” da candidatura, que não se confirmou. Marçal considerou o caso como uma “turbulência” e rechaçou a desistência da corrida eleitoral.
Após a nova decisão do STJ, ele afirmou que essas turbulências fazem parte do jogo, e que espera que, com ela, “continuemos a olhar para frente e para o alto. É disso que o Brasil precisa nessa hora. Vamos em frente. A bandeira verde e amarela nunca será vermelha! Só se tenta calar quem é uma ameaça e já provei que não estou para brincadeira. Toda essa reviravolta é prova disso“, disse.
Marçal diz que não há tempo hábil para convocar nova convenção
Pablo Marçal afirmou, ainda, que, mesmo sem a decisão da justiça, não haveria tempo hábil de confirmar o apoio à chapa de Lula seguindo o estatuto do partido. Em um comunicado divulgado à imprensa na quarta (3) à tarde, ele afirmou que seriam necessários dez dias de antecedência para convocar uma nova convenção partidária para consolidar essa decisão.
Qualquer decisão que fosse tomada seria inviável, segundo Marçal, já que a data-limite da Justiça Eleitoral para a realização de convenções partidárias a fim de definir coligações e escolher candidatos termina nesta sexta (5).
Marçal inclusive já fez o pedido de registro da candidatura ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde consta o plano de governo aprovado na convenção do Pros no domingo (2).
Moraes derruba sigilo da delação de Cid e notifica citados em denúncia da PGR
Bolsonaro será preso? Acompanhe o Entrelinhas e entenda o que pode acontecer após denúncia da PGR
Em denúncia, PGR afirma que Bolsonaro era do “núcleo crucial” de organização criminosa em suposto golpe
Múcio diz que denúncia da PGR serve para livrar militares de “suspeições equivocadas”
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024