Cyro Garcia, ex-bancário e professor, foi escolhido pelo PSTU como candidato ao governo do Rio de Janeiro. Garcia aponta que o principal objetivo da candidatura é “derrotar a extrema direita”.
Em sabatina realizada pelo O Globo em maio deste ano, Garcia criticou o atual governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), principais adversários na disputa pelo Palácio Guanabara.
“Castro é um acontecimento da natureza. Ele estava lá e ninguém nem sabia quem era ele. Nossa candidatura está a serviço da luta para derrotar a extrema direita, que no Rio é representada pelo Cláudio Castro. O Freixo indo para o PSB, não descaracteriza em nada o que ele sempre foi, um cara liberal. Essa busca dele pelo Armínio Fraga, pelos prefeitos fisiológicos do interior do estado, pelos pastores evangélicos não o descaracteriza”, explicou.
Garcia tem um histórico de participação nos movimentos trabalhistas, tendo sido um dos fundadores do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na década de 1980. Em 1993, assumiu mandato de deputado federal pela legenda, após Jamil Haddad assumir o Ministério da Saúde, a convite do então presidente da República, Itamar Franco.
Em 1994, deixou o PT e a CUT após dissidências dentro do partido e foi um dos fundadores do PSTU. Desde o ingresso na legenda, Garcia se candidatou nove vezes para cargos executivos no Rio de Janeiro (cinco para a Prefeitura e quatro para o Governo) e uma vez para o Senado Federal, sendo derrotado em todas as oportunidades.
Ficha do candidato
- Nome: Cyro Garcia
- Vice: Samantha Guedes (PSTU)
- Partido: PSTU
- Idade: 67 anos
- Data de nascimento: 26/10/1954
- Ocupação: Professor
- Grau de Instrução: Doutorado
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Manhumirim/MG