Eduardo Serra, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi escolhido como candidato do PCB ao governo do Rio de Janeiro. Sua principal pauta de campanha é criar um “projeto anticapitalista” para o estado. Sua companheira de chapa será Bianca Novaes, dirigente estadual do PCB/RJ, professora universitária e sindicalista.
Durante entrevista concedida à Folha de São Paulo no mês de maio, Serra também defendeu o fim das Polícias Civil e Militar no Rio de Janeiro e a criação de uma nova força de segurança pública.
“As polícias, como são organizadas atualmente, consideram todo pobre, todo negro, suspeito. É uma polícia que age com muita violência, principalmente nas comunidades de baixa renda. Nós temos uma proposta que é a extinção das duas polícias que existem hoje e a criação de uma nova polícia civil uniformizada”, afirma.
Serra iniciou a carreira política na década de 1970, quando participou de movimentos estudantis e sindicais. A primeira eleição disputada pelo professor foi em 2008, quando foi derrotado na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O representante do PCB ainda concorreu ao governo do Rio de Janeiro em 2010 e ao Senado Federal em 2014, sem conseguir se eleger em ambos os pleitos.
Ficha do candidato
- Nome: Eduardo Serra
- Vice: Bianca Novaes (PCB)
- Partido: PCB
- Idade: 66 anos
- Data de nascimento: 14/01/1956
- Ocupação: Professor
- Estado civil: solteiro
- Grau de Instrução: Superior completo
- Município de nascimento: Rio de Janeiro/RJ
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião