Rodrigo Neves, ex-prefeito de Niterói, vai concorrer ao governo do Rio de Janeiro pelo PDT. Sua candidatura foi lançada em março, oportunidade em que ele prometeu investimentos em habitação, educação e geração de emprego no estado. A oficialização deve ocorrer no dia 23 de julho.
O vice de Neves será o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz (PSD), que também era um dos cotados para concorrer ao cargo de governador. A decisão veio após um acordo costurado entre Carlos Lupi, presidente do PDT, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).
Neves leva ao seu palanque o presidenciável Ciro Gomes (PDT), e fechou coligação com Patriota, PSD e Agir.
Neves já foi filiado ao PT. Começou sua carreira política no partido em 1996, quando se candidatou ao cargo de vereador em Niterói e ficou como primeiro suplente. Com a morte do titular João Batista Petersen Mendes em 1998, assumiu a vaga na Câmara de Vereadores. Neves foi eleito para mais dois mandatos na Câmara de Niterói antes de deixar a casa para se candidatar como deputado estadual em 2006, conseguindo a vaga com 41.288 votos.
Em 2008, tentou pela primeira vez ser prefeito de Niterói, mas foi derrotado no segundo turno por Jorge Roberto Silveira. Antes de tentar novamente o cargo, foi reeleito deputado estadual em 2010, mas deixou o cargo em 2012 ao ser eleito para a Prefeitura de Niterói, após vencer o segundo turno contra Felipe Peixoto (na época filiado ao PDT).
Em meio ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2015, Neves deixou o PT para concorrer à reeleição à Prefeitura pelo PV, em 2016. Com nova vitória contra Peixoto (que havia migrado para o PSB), o prefeito mudou mais uma vez de partido em 2017, quando chegou ao PDT para assumir a coordenação de campanha de Ciro Gomes para a presidência da República.
Sociólogo de formação, Neves atua desde 1990 na área da assistência social e foi nomeado secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos em 2001. No cargo, criou o programa Renda Melhor para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade.
Quando era prefeito de Niterói, Neves chegou a ser preso em uma operação do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Civil, suspeito de ter desviado R$ 10 milhões de uma verba de transporte público da cidade entre 2014 e 2018. Em julho deste ano, porém, o próprio MP-RJ pediu o encerramento da ação de improbidade administrativa, alegando que a acusação se baseava apenas em delação premiada e que não havia prova da participação de Neves.
Ficha do candidato
- Nome: Rodrigo Neves
- Vice: Felipe Santa Cruz (PSD)
- Partido: PDT
- Idade: 46 anos
- Data de nascimento: 28/06/1976
- Ocupação: Sociólogo
- Grau de Instrução: Doutorado
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: São Gonçalo/RJ