Edegar Pretto é o pré-candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, em uma candidatura que fragmentou a esquerda na disputa pelo Palácio Piratini.
Mesmo com o PSB tendo definido a candidatura de Beto Albuquerque ao pleito, o PT manteve a posição de lançar um candidato próprio, bem como o Psol, com Pedro Ruas. Dessa forma, a esquerda não terá uma frente ampla para disputar essa eleição.
Além do PV e do PCdoB (partidos que formam federação partidária com o PT), a estratégia petista no Rio Grande do Sul é apostar em caciques da legenda para ampliar o palanque de Pretto. Exemplos são o ex-governador Olívio Dutra (PT), que será candidato ao Senado Federal, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa da corrida presidencial.
"Queremos essa reconstrução do nosso Estado e fazer as pessoas acreditarem e sonharem em ter um futuro melhor. Queremos contribuir muito para a vitória do presidente Lula, já no primeiro turno. Aí disputaríamos o segundo turno aqui no Rio Grande do Sul com a presença de um presidente da República eleito, com a vontade e decisão de reconstruir o nosso país", declarou Pretto em entrevista à Gazeta do Sul.
A carreira política do deputado está ligada ao pai, Adão Pretto (PT), eleito por cinco mandatos consecutivos como deputado federal e um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Adão morreu em 2009, vítima de pancreatite e Edegar iniciou na vida pública no ano seguinte.
Pretto foi eleito deputado estadual para três mandatos consecutivos entre 2010 e 2018. Nesse período, foi líder do Governo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, durante o mandato de Tarso Genro (PT), e em 2017 foi eleito presidente da Casa.
Além da atuação parlamentar, Pretto também foi membro do Comitê Nacional Eles Por Elas, da ONU Mulheres, e coordenador do Comitê Gaúcho Eles Por Elas, único Comitê estadual do país autorizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Ficha do pré-candidato
- Nome: Edegar Pretto
- Vice: Pedro Ruas (Psol)
- Partido: PT
- Idade: 51 anos
- Data de nascimento: 17/06/1971
- Ocupação: Político
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Miraguaí/RS
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Relação com Lula, transição, possíveis secretários: o que se sabe sobre o futuro governo Tarcísio em SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Em SP, Haddad tenta virada sobre Tarcísio explorando caso de Paraisópolis
Quais são as propostas de Tarcísio e Haddad para a segurança pública e outros 4 temas
Deixe sua opinião